Alertas de inundações: mais de 4 milhões de notificações foram emitidas

09/07/2024 às 17h47
 | Atualizado em: 09/07/2024
Ouvir Notícia

Resultado de parceria com o Serviço Geológico do Brasil, a tecnologia combina técnicas de inteligência artificial (IA) com dados de previsões e alertas de inundações

Foto: Rafa Neddermeyer - Agência Brasil

Brasília (DF) – Mais de 4 milhões de notificações em celular, com avisos de enchentes, foram emitidas por meio de uma parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), só em 2023. Foram, ao todo, mil eventos extremos registrados por meio do Sistema de Alerta de Previsão de Inundações, contemplando principalmente a população ribeirinha. Os dados foram divulgados no evento Google for Brasil 2024.

A tecnologia combina técnicas de inteligência artificial (IA) com os dados de previsões e alertas de inundações, parte deles gerados a partir da operação de Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) do SGB. Há mais de 30 anos, o SGB realiza o monitoramento de bacias hidrográficas e emite previsões dos níveis dos rios para alertar a população sobre enchentes. Atualmente, 17 sistemas estão em operação. 

“Essa parceria com o Google é fundamental, pois amplia a divulgação dos dados que geramos e permite que as informações cheguem rapidamente às pessoas que precisam. A integração entre IA e monitoramento hidrológico melhora a precisão e eficiência dos alertas, contribuindo para prevenir desastres e apoiar as ações dos municípios e defesas civis voltadas para salvar vidas”, afirma o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo. 

Notificações 

As pessoas que recebem os alertas de inundações são as que ativaram as notificações no celular com sistema Android e estão perto de uma área inundada ou com risco de inundação. Os avisos são exibidos quando o nível da água de um rio está ou tem previsão de ficar acima da cota de alerta, que indica quando os primeiros danos são observados em um município e tem como base eventos históricos de inundação.

Saiba mais sobre os Alertas de Previsão de Inundações AQUI.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025