Vitória (ES) terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres

18/08/2025 às 20h37
 | Atualizado em: 18/08/2025 às 21h12
Ouvir Notícia

Implantação da estrutura é prevista em Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o SGB e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, nesta segunda-feira (18)

Foto: Divulgação/SGB

Vitória (ES) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo assinaram, nesta segunda-feira (18), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza a instalação de uma unidade de apoio operacional do SGB em Vitória (ES). Com essa parceria, o estado receberá especialistas em mapeamento de áreas de risco, que apoiarão a implementação da nova Política Estadual de Enfrentamento a Desastres, o programa “ES sem Desastres”, lançado na solenidade desta segunda. 

A assinatura foi intermediada pelo governador do ES, Renato Casagrande, e pelo coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Júnior, que desde o princípio participaram ativamente das negociações por entenderem a importância do SGB para o estado. 

O acordo prevê a cessão de espaço para montagem de uma estrutura física e a atuação de equipe técnica especializada em suporte técnico-operacional. A unidade de apoio operacional do SGB ficará no Centro de Inteligência da Defesa Civil (CIDEC), na Rua Tenente Mário Francisco de Brito, nº 100, no bairro Enseada do Suá. 

Durante a assinatura do ACT, a diretora de Infraestrutura Geocientífica, Sabrina Góis, destacou a importância da parceria: “Essa parceria é um marco para o fortalecimento das ações de prevenção a desastres no Espírito Santo. Com a presença de uma unidade do SGB em Vitória, ampliamos nossa capacidade de atuação técnica e de apoio às políticas públicas, sempre com foco na proteção da sociedade”, destacou.

Foto: Divulgação/SGB

Segundo a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, “a base de apoio do SGB permitirá a otimização das nossas atividades de monitoramento hidrológico no estado, que é base da operação de sistemas de alerta hidrológicos; facilitará a capacitação da Defesa Civil na utilização dos nossos produtos de prevenção de desastres e propiciará novas parcerias na avaliação de disponibilidade hídrica subterrânea, dentre outros”.

Ações do SGB contemplam todos os municípios do ES

Todos os municípios de Espírito Santo contam com produtos para prevenção de desastres elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Já foram entregues Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações para 78 cidades. Outros 77 municípios contam com a Cartografia de Áreas de Risco. Além disso, o SGB atende Baixo Guandu, Colatina e Linhares com previsões sobre os níveis dos rios por meio do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce.

"Tenho certeza de que, juntos, seremos mais eficientes, mais estratégicos e mais próximos das necessidades da população capixaba. Que este seja apenas o início de uma jornada de cooperação contínua e de resultados concretos para a sociedade", enfatizou a diretora de Infraestrutura Geocientífica, Sabrina Góis.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Rio Negro já está abaixo dos 28 m em Manaus (AM)

Novo boletim do Serviço Geológico do Brasil, divulgado na terça-feira (19), apresenta o cenário na Bacia do Rio Amazonas

20/08/2025

SGB promove encontro do APL de Pegmatitos e visita técnica em Currais Novos (RN)

Evento reuniu pesquisadores, produtores e instituições para discutir inovação, circularidade e desenvolvimento sustentável no setor mineral da região

20/08/2025

Descubra as curiosidades geológicas da Serra da Capivara em documentário inédito

Novo episódio da série DOC.SGB, produzida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), conta a origem geológica de um dos principais atrativos turísticos do país

20/08/2025