Visita da delegação de Camarões para conhecer estrutura do Rio de Janeiro fortalece relação bilateral
Visita da delegação de Camarões para conhecer estrutura do Rio de Janeiro fortalece relação bilateral

Rio de Janeiro - "Receber os representantes do Serviço Geológico de Camarões é uma excelente oportunidade para mostrar nossa estrutura e as atividades que desenvolvemos", disse o assessor de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Rafael Duarte, nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, durante visita da delegação de Camarões. O encontro teve como finalidade apresentar aos visitantes as instalações e os laboratórios da instituição.
Duarte comentou sobre a importância dessa interação, especialmente considerando que a Sonamines, criada em 2020 em Camarões, ainda está em fase de estruturação. "Eles estão definindo aspectos importantes, como a montagem das litotecas e estratégias para a divulgação científica, além do ensino voltado para a formação das futuras gerações de geocientistas”, informou.

Esse encontro marca o começo de uma cooperação mais intensa. "Esperamos ajudá-los a avançar mais rapidamente na construção de uma base institucional sólida, aproveitando o conhecimento que acumulamos ao longo dos anos", acrescentou.
O primeiro conselheiro da Embaixada de Camarões, Paulin Martial Tchenzette, agradeceu ao SGB pela organização e pela recepção. Ele aproveitou para enaltecer que esta visita não é apenas teórica, mas também prática. “Estamos trocando experiências e temos algumas perspectivas de cooperação futura super positiva. Os dois governos vão trabalhar juntos para que esse encontro, além de ser muito positivo, traga resultados concretos”.
Já o representante da Empresa Nacional de Minas (SONAMINES), Jean Pierre, comentou: “Podemos afirmar que o resultado foi uma missão cumprida. Tivemos alguns encontros, tanto com as instituições privadas quanto com as públicas. Agora vamos trabalhar com essas instituições para a realização da cooperação dos dois países”.

Do lado do SGB, a intenção é fortalecer uma relação bilateral, especialmente nas regiões do Cráton São Francisco e nas proximidades com o Rio Grande do Norte e Pernambuco, dadas as semelhanças geológicas entre Camarões e a costa nordeste do Brasil. "É uma chance de compararmos nossos conhecimentos geológicos e acessar pesquisas que podem ser essenciais para aprofundar nosso entendimento nessa área”, destacou Rafael Duarte.
Durante a visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer o Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) e assistir a uma apresentação online sobre o Projeto de Passivos Ambientais relacionados à mineração de carvão. Os camaroneses também conheceram o Museu de Ciências da Terra e a Coleção de Rochas e Minerais. Por fim, foi apresentada a estrutura da base de dados do SGB pelo Departamento de Geologia (DEGEO).
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br