Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X
Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X
Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento
Brasília (DF) – Nos dias 15 e 16 de abril, 24 pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participaram de um treinamento prático sobre o uso do analisador químico portátil por Fluorescência de Raios X, modelo Vanta VCA, da marca Olympus. A capacitação teve como objetivo a familiarização com as funcionalidades do equipamento e com os procedimentos específicos de calibração e análise.
“A técnica de Fluorescência de Raios X é amplamente utilizada por sua capacidade de identificar a composição química e estimar a concentração de elementos em uma amostra, sem danificá-la. Isso a torna especialmente útil em estudos geológicos e de recursos minerais, mas também tem aplicação em áreas como biofísica, bioquímica, arqueologia, ciência forense e análise de componentes eletrônicos”, explicou Joseneusa Brilhante Rodrigues, chefe da Divisão de Geodinâmica do SGB.
O princípio da técnica baseia-se na emissão de fluorescência pelos átomos de uma amostra quando irradiados por raios X. Os elétrons, ao absorverem essa energia, deslocam-se para níveis mais altos e, ao retornarem ao estado original, emitem uma luz característica — cuja energia é única para cada elemento químico. O equipamento detecta essa luz e, por meio da comparação com padrões de referência, determina tanto a presença quanto a concentração dos elementos na amostra.
Com essa capacitação, o SGB dá mais um passo em direção à modernização de seus métodos analíticos e ao fortalecimento da pesquisa científica no país.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Aviso de Pauta — Serviço Geológico do Brasil marca presença na Expo Minera Nordeste 2025 para reforçar atuação estratégica no setor mineral
Evento reunirá empresas, investidores, autoridades e sociedade civil em torno das oportunidades minerais da região, como ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato
