Titânio tem potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico do Brasil

08/08/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Relatório do Serviço Geológico do Brasil organizou informações sobre usos e aplicações do elemento



O titânio é fundamental para a indústria de tintas e uma commodity importante para países produtores do ramo, como é o caso do Brasil –– um dos cinco maiores produtores de tinta do mundo –– motivo pelo qual o dióxido de titânio, essencial nesse segmento, é um produto tão atrativo.
Contudo, o país ainda é dependente de importação dessa matéria-prima. O titânio deve ser observado como um elemento que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico do país, não só para utilização na produção industrial de tintas e coloríficos, mas também como insumo para as indústrias de produtos de alta tecnologia.
Baseado nesse contexto e com o objetivo de avaliar a potencialidade da mineralização de titânio na Bacia do Paraná –– oeste do Paraná e norte de Santa Catarina ––, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por intermédio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresenta o projeto Titânio Laterítico na Bacia do Paraná – Panorama do Estado do Paraná.
O estudo mostra tipos de depósitos relacionados às mineralizações de titânio e suas características, análise de demanda no Brasil para tal substância e um levantamento sobre o potencial geológico para a ocorrência de depósitos lateríticos de titânio, por meio da utilização de dados aerogeofísicos e geoquímicos, como ferramentas para a definição de alvos.
Nessas localidades, está presente a Formação Serra Geral, onde minerais de titânio, pelo processo de laterização, estão concentrados. A pesquisa indica a definição de quatro áreas potenciais de lateritas, enriquecidas em titânio, no estado do Paraná.
Essas áreas deverão ser investigadas em campo, com o intuito de constatar possíveis aspectos peculiares de coberturas lateríticas titaníferas e coletar amostras superficiais para investigação de assinaturas espectrais e adensamento de amostragem para geoquímica, com a utilização de trado.
Na porção oeste da Bacia do Paraná, junto à fronteira do Paraguai, encontram-se condições propícias para o desenvolvimento desse tipo de recurso. Enormes áreas de derrames basálticos associados a rochas gabroicas, de composição toleítica, somados a alguns fatores relacionados à geolocalização, como: clima, tempo de exposição das rochas à atmosfera, relevo e ambiente tectônico, favorecem processos supergênicos responsáveis pelo aumento de concentração de minerais de titânio.
O trabalho buscou organizar informações sobre usos e aplicações do elemento titânio, dados da economia mineral, review sobre o depósito de titânio descoberto no Paraguai, nas proximidades da fronteira com o Brasil, e o levantamento do potencial mineral para ocorrência desse tipo de depósito no estado do Paraná.
Cabe destacar que o projeto está relacionado com alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evidenciando o comprometimento com a sustentabilidade nos eixos econômico, social e ambiental, anunciados na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Clique aqui para saber mais informações sobre o relatório.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025

SGB inicia operação do Sistema de Alerta Hidrológico no Rio Mundaú para prevenir enchentes em Alagoas

União dos Palmares e Murici passam a contar com monitoramento 24h durante o período chuvoso, que segue até 12 de agosto

22/04/2025