Situação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Carinhanha é debatida em encontro na Bahia
Situação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Carinhanha é debatida em encontro na Bahia
Durante o evento serão expostos os resultados de estudos realizados na bacia e discutidas melhorias na gestão dos recursos hídricos da região
Carinhanha (BA) – Nos dias 3 e 4 de setembro, das 9h às 17h30, pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentarão o cenário sobre os recursos hídricos da região. O evento “Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Carinhanha: construção conjunta com os usuários e sociedade" é uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e contará com a participação de usuários e de órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. O encontro ocorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Carinhanha, na Praça Deputado Henrique Brito, nº 1.
O objetivo é promover o intercâmbio entre os diversos órgãos que atuam na gestão da Bacia, conhecer as diferentes visões e perspectivas e construir caminhos sustentáveis para a gestão integrada dos recursos hídricos.
No primeiro dia, a pesquisadora em geociências do SGB e coordenadora do projeto, Viviane Cunha, falará sobre a síntese dos estudos desenvolvidos na Bacia do Rio Carinhanha. Após as apresentações, será realizada uma discussão voltada para o tema Gestão dos Recursos Hídricos, mediada pelos pesquisadores em geociências do SGB Roberto Kirchheim e Camila Mattiuzi.
Na quarta-feira (4), será a vez do coordenador-executivo da Divisão de Hidrologia Aplicada do Departamento de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Éber José de Andrade Pinto, fazer uma palestra acerca das considerações sobre as chuvas, vazões, recarga, armazenamento e o uso da água na bacia.
Em seguida, o pesquisador em geociências Thiago de Paula – coordenador do projeto e coordenador-executivo da Divisão de Hidrogeologia e Exploração – fará considerações sobre as águas subterrâneas no Sistema Aquífero Urucuia, presente na bacia do rio Carinhanha. Por fim, será debatido o que as novas tecnologias têm mostrado sobre as águas subterrâneas na Bacia do Rio Carinhanha.
O encontro conta ainda com o apoio do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
A bacia do Carinhanha faz parte da margem esquerda do Alto Rio São Francisco e é constituída por dois importantes rios perenes de domínio da União: os rios Itaguari e Carinhanha. É uma região onde ocorre forte interação entre as águas superficiais e subterrâneas, devido à presença do Sistema Aquífero Urucuia, responsável pela perenidade desses rios e afluentes. Por causa de sua localização, essa bacia comporta um cenário de gestão singular, em que os mananciais de águas superficiais e subterrâneas conectados e interdependentes entre si são geridos por três diferentes órgãos, de forma independente: o INEMA (Bahia), o IGAM (Minas Gerais) e a ANA (União).
A iniciativa beneficia também os municípios baianos de Coribe, Cocos e Feira da Mata. E por Minas Gerais: Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Formoso, Januária, Montalvânia e Juvenília.
SERVIÇO:
Evento: “Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Carinhanha: construção conjunta com os usuários e sociedade"
Data e horário: 3 e 4 de setembro, das 9h às 17h30.
Endereço: Auditório da Câmara Municipal de Carinhanha, na Praça Deputado Henrique Brito, nº 1.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC
Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca