Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil visam dar suporte ao desenvolvimento sustentável no país

01/06/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Publicações do SGB e da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos têm valor singular, dos pontos de vista científico, turístico, educativo e cultural.



O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP) disponibilizam os três volumes sobre os Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil.
De acordo com o geólogo do SGB Carlos Schobbenhaus, os sítios geológicos e paleontológicos são exposições de um ou mais elementos da geodiversidade e têm valor singular, dos pontos de vista científico, turístico, educativo e cultural.
“A identificação, seleção, descrição e divulgação desses e de outros sítios de destaque da geodiversidade brasileira visam dar suporte ao desenvolvimento sustentável, através do geoturismo, criar os meios para a preservação do patrimônio geológico, bem como difundir o conhecimento científico e promover ações educativas para a popularização das Geociências”, destacou o geólogo.
Em 2002, o primeiro volume dos “Sítios geológicos e paleontológicos do Brasil” reuniu 58 ocorrências consideradas representativas da geodiversidade brasileira. Esses sítios foram classificados nas seguintes categorias: Paleontológico, Paleoambiental, Sedimentológico, Geomorfológico, Marinho, Ígneo, Espeleológico, História da Geologia e Astroblema.
No segundo volume foram identificados mais de 39 geossítios, classificados nas categorias: Astroblema, Espeleológico, Estratigráfico, Geomorfológico, Hidrogeológico, História da Geologia e da Mineração, Ígneo, Marinho, Paleoambiental, Paleontológico, Sedimentológico e Tectônico. Já a publicação sobre o volume três conta com a apresentação de 18 sítios.
Os volumes reúnem um conjunto de informações sobre relevantes sítios naturais; arquivos abertos da natureza, que constituem a memória geológica do planeta. Conhecer os geossítios, seu valor e sua vulnerabilidade são muito importantes pois, sem essas ocorrências, não é possível garantir o avanço científico das geociências, a educação das populações ou o treino de novos geocientistas.
O documento também visa estimular ações imediatas das prefeituras, estados e órgãos executivos para preservar principalmente os sítios que estão em risco ou em processo de depredação e até de extinção.
O Serviço Geológico do Brasil tem como uma de suas missões principais a geração e a difusão de informações geológicas, incluindo em suas linhas de atuação a caracterização física de áreas de interesse geoturístico. É responsável pelo levantamento sistemático e pela divulgação de todo o acervo, que representa o patrimônio geológico brasileiro; em última análise, a reconstituição de um pedaço da história geológica do planeta.
O SGB, grande gerador do conhecimento geológico do país, tem dado contínuo apoio a iniciativas envolvendo a proteção e divulgação do patrimônio natural brasileiro. Já a Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), instituída em 1997, visa identificar sítios que representam registros de destaque da história geológica e paleontológica do Brasil, divulgar os resultados obtidos e fomentar ações de geoconservação.
Saiba mais sobre os Geossítios
Um sítio geológico notável ou um geossítio significa "sítio ou lugar de interesse geológico". É um local, área ou parte de um território cujas características geológicas e geomorfológicas têm valor científico e paisagístico. Por isso é possível definir um interesse para a sua conservação.
Os geossítios não são renováveis e, uma vez perdidos, estarão perdidos para sempre. Dessa forma, podem ser considerados um bem inestimável, a ser preservado, conhecido e valorizado.
As informações contidas em um geossítio, definido e estudado em uma certa região, estado, país ou planeta, permite melhor entendimento da origem e etapas relacionadas à evolução da Terra e à evolução da vida, isto é, os fósseis, desde seu início até os dias atuais.
A preservação desses locais de alto interesse geológico é garantir que futuras gerações possam continuar aprendendo a história geológica da Terra, desfrutar de toda a beleza das paisagens e também incentivar o desenvolvimento socioeconômico. “O bom conhecimento e divulgação do patrimônio natural brasileiro, como o propiciado pela SIGEP, é essencial para a preservação do mesmo”, ressaltou o geólogo e webmaster da Comissão SIGEP Manfredo Winge.
Acesse os Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil:
Volume I
Volume II
Volume III

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB fará consulta pública para Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais

Planejamento foca em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, considerando um ciclo de 10 anos

25/04/2025

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025