Simexmin: projetos do Serviço Geológico do Brasil se destacam e geram informações que podem impulsionar setor mineral

23/05/2024 às 17h46
 | Atualizado em: 24/05/2024
Ouvir Notícia
Foto: Pablo Peixoto/SGB

Foto: Pablo Peixoto/SGB

 

Ouro Preto (MG) – Os projetos e pesquisas apresentados por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil durante o 11º Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin) forneceram contribuições significativas que podem impulsionar o desenvolvimento do setor mineral. No evento, que se encerrou nesta quarta-feira (22/5), o SGB fortaleceu sua imagem como instituição de referência na geração do conhecimento geocientífico.

Em três dias intensos de debates, palestras e apresentações, o SGB se destacou com uma delegação de 29 representantes - incluindo pesquisadores - que apresentaram 18 pôsteres, 15 palestras técnicas e atuaram como moderadores de três painéis temáticos.
 

Foto: Pablo Peixoto/SGB
Foto: Pablo Peixoto/SGB


Nesta quarta-feira (22/5), último dia de evento, o coordenador do Centro de Geociências Aplicadas (CGA), Noevaldo Teixeira, apresentou os resultados preliminares do projeto Geodinâmica da Província Mineral de Carajás, destacando a importância do aprofundamento do conhecimento geocientífico nas províncias minerais e a parceria com as mineradoras da região.
 

Foto: Pablo Peixoto/SGB
Foto: Pablo Peixoto/SGB


“O projeto tem um caráter multidisciplinar, incorporando metodologias geofísicas, isotópicas e geocronológicas inovadoras. O aprofundamento científico das províncias minerais em parceria com as mineradoras é fundamental para reverter a curva decrescente de novas descobertas”, enfatiza o coordenador do CGA.

Esse projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento da Província Mineral de Carajás, uma das principais províncias do mundo, produtora de metais (ferro, cobre, ouro, níquel e ouŕo).

A palestra abriu o painel “O Conhecimento Geológico das Províncias Minerais Brasileiras: Espaços Prospectivos para Novos Sistemas Minerais”, moderado pela assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Lúcia Travassos da Rosa Costa, atendendo a convite da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (Adimb).
 

Foto: Pablo Peixoto/SGB
Foto: Pablo Peixoto/SGB

 


P3M

Na programação desta quarta-feira (22/5), outro destaque foi a palestra “Plataforma de Pesquisa e Produção Mineral (P3M) – versão 2.0: Avanços e Perspectivas”, ministrada pelo pesquisador Luiz Fernando Barbosa. Ele informou que a ferramenta visa oferecer subsídios técnicos para investimentos, pesquisas, exploração mineral e políticas públicas, contribuindo para um setor mais competitivo e sustentável.


Leilão de Ativos Minerários

Em palestra técnica, o chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória, Ruben Sardou, compartilhou informações sobre o leilão de ativos minerários de ouro, diamante, fosfato, caulim e agrominerais, que será realizado no dia 4 de junho.
 

Foto: Pablo Peixoto
Foto: Pablo Peixoto


Essa iniciativa deverá estimular o desenvolvimento econômico nacional e de comunidades locais. As áreas a serem concedidas estão localizadas nos estados do Pará, Tocantins, Bahia, Paraíba e Pernambuco.


Projeto Urânio Brasil

O assessor da DGM Anderson Dourado apresentou a palestra “A Retomada da Pesquisa do Urânio pelo Serviço Geológico do Brasil: Perspectivas e Potencial”. Na ocasião, o pesquisador destacou a importância da retomada das pesquisas para urânio pelo SGB, por meio do Projeto Urânio Brasil.

Dourado apresentou os resultados alcançados e as áreas que estão sendo priorizadas no atual estágio de desenvolvimento do projeto. De acordo com o pesquisador, “os trabalhos realizados pelo SGB demonstram o potencial brasileiro para descobertas de grandes reservas do mineral”.
 

Foto: Pablo Peixoto/SGB
Foto: Pablo Peixoto/SGB


Comitiva SGB

O evento contou com a participação do diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, da chefe do Departamento de Recursos Minerais, Maisa Abram, e do chefe do Departamento de Geologia, Marcelo Esteves.

A comitiva foi formada ainda pelos assessores da DGM Lúcia Travassos, Anderson Dourado e Marcos Vinícius, pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais de Belo Horizonte, Júlio César Lombello, pelo chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória, Ruben Sardou, pelo chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, Iago Costa, pelo chefe da Divisão de Geologia Econômica, Guilherme Ferreira, pela assistente da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos, Alessandra Elisa B. Faria, e pelo coordenador da DGM, Felipe Mattos Tavares.

Também compuseram a delegação os pesquisadores: Debora Rabelo Matos, Lucy Takehara Chemale, Junny Oliveira, Lila Queiroz, Magda Bergmann, Evilarde Carvalho, Gustavo Alexandre, Roberto Loreti Júnior, Guilherme Iolino, Raphael Teixeira Correa, Higo Oliveira Nunes, Douglas Silveira e Luiz Fernando Barbosa.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Simexmin: pesquisa sobre minerais estratégicos e segurança alimentar na bacia Sergipe-Alagoas é apresentada no evento

>>Simexmin: projetos revelam potencialidades minerais do Brasil

>>Simexmin: estudo indica potencial geoeconômico da Província Mineral de Carajás, no Pará


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB fará consulta pública para Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais

Planejamento foca em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, considerando um ciclo de 10 anos

25/04/2025

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025