SGBeduca: em novembro, o programa promoveu atividades no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia
SGBeduca: em novembro, o programa promoveu atividades no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia
Ações foram realizadas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia, contemplando centenas de pessoas
Rio de Janeiro (RJ) - Em novembro, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promoveu uma série de ações para disseminar conhecimento por meio do Programa SGBeduca – iniciativa para divulgação e popularização das geociências. Foram realizadas diversas oficinas, palestras e visitas técnicas, contemplando uma variedade de temas e públicos nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia. As ações beneficiaram centenas de pessoas.
O mês começou com a Oficina de Fósseis na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A equipe do SGBeduca levou a atividade lúdica e educativa, no dia 6, para crianças entre sete e oito anos. Elas puderam aprender sobre os animais que habitaram o planeta no passado geológico e pintar réplicas em gesso, em tamanho real, dos fósseis, combinando paleontologia e arte e despertando o interesse pelas Ciências da Terra. As atividades foram conduzidas pela chefe da Divisão de Marketing (DIMARK/SGB), Juliana Maceira Moreira.
Já no dia 17, o SGB recebeu os alunos do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para uma palestra sobre prevenção de desastres. Com abordagem técnica especializada, os palestrantes e pesquisadores em geociências Juliana Moraes, Anselmo Pedrazzi e Adriana Medeiros apresentaram a estrutura e atuação do SGB no mapeamento de áreas de risco e o Sistema de Alerta Hidrológico, oferecendo uma visão integrada entre teoria e aplicação prática.
Palestras e oficinas no Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre (RS), estudantes do Colégio Estadual Jacob Arnt, de Bom Retiro do Sul (RS), participaram de atividades no Espaço SGBeduca, na Superintendência Regional do SGB na cidade. A ação, nos dias 10 e 11, recebeu 125 alunos de diferentes níveis de ensino. Os alunos de 6º ano participaram da palestra "Geologia das Coisas", ministrada pelas geólogas Andrea Sander e Daiane Hammes.
Já os alunos de 1º ano do Ensino Médio vivenciaram a palestra "Geociências no ENEM", também apresentada por Sander, com destaque para conteúdos relevantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, e a oficina prática "Que grão é esse?", conduzida por Hammes, utilizando lupas binoculares para análise de amostras de areias de diferentes origens.
No dia 26, a Unidade de Porto Alegre recebeu 10 estudantes do curso de Geologia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul (RS), cidade conhecida como a "Capital Gaúcha da Geologia", devido à excepcional diversidade geológica e importância mineral. Os alunos, acompanhados pelo professor Isaque C. Rodrigues da Silva, participaram de palestra sobre "Minerais, Rochas e Geologia do Rio Grande do Sul".
Na oportunidade, também visitaram o acervo da superintendência, em uma verdadeira imersão técnica, vivenciando na prática o ambiente profissional onde podem atuar no futuro. A combinação entre palestra especializada, contato direto com amostras geológicas representativas do estado e o acesso às instalações do SGB ofereceu uma experiência única de aprendizado além da sala de aula.
“Receber esses futuros colegas de profissão na SUREG-PA foi especialmente gratificante. Ver o interesse e a dedicação de estudantes que percorrem mais de 300 km para complementar sua formação nos enche de orgulho e também de responsabilidade. Eles saem daqui não apenas com mais conhecimento técnico, mas com a visão concreta de como podem contribuir para o desenvolvimento do estado”, ressalta a pesquisadora Andrea Sander.
O SGBeduca também participou do GeoDia do Geoparque Mundial da UNESCO Caçapava, realizado em 14 de novembro na UNIPAMPA, em Caçapava do Sul. O Serviço Geológico do Brasil promoveu duas oficinas interativas: pintura de réplicas de fósseis da megafauna que habitava a região e observação de areias com lupas, permitindo que participantes de todas as idades vivenciassem a paleontologia e a geologia de forma prática e acessível. Participaram 305 crianças e contou com o apoio de alunos e professores do curso de Geologia da Unisinos como monitores das atividades.
Para levar conhecimento às crianças, no dia 16, foi realizada uma atividade de popularização das geociências na Escola de Educação Infantil Voando Alto, em Porto Alegre (RS). A geóloga Daiane Hammes levou um acervo de minerais, rochas, fósseis e amostras de areias de diferentes partes do mundo para uma aula prática e lúdica. A atividade permitiu que os alunos observassem os materiais com lupas, despertando a curiosidade científica e conversando sobre a origem e a formação desses elementos naturais, uma rica experiência sensorial e investigativa.
Visita técnica em Rondônia
Os alunos do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM), Campus Humaitá, visitaram a Residência de Porto Velho do SGB, no dia 4. A visita técnica contou com as palestras “Institucional do SGB” e “Risco Geológico e Inundações”, ministradas pelo técnico em geociências Iago Barbosa; “Geologia e sua Atuação em Rondônia”, conduzida pelo pesquisador Carlos Eduardo Oliveira; e “Agência Nacional de Mineração (ANM)”, pelo chefe da ANM local, Antônio Teotônio de Souza Neto.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br