SGB lança trabalho que sintetiza geologia e potencial mineral de Roraima

08/12/2025 às 13h35
 | Atualizado em: 08/12/2025 às 13h39
Ouvir Notícia

Relatório pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para pesquisadores, gestores públicos e o setor mineral

Foto: Divulgação/SGB

Roraima (RR) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou a “Nota Explicativa: Geologia e Recursos Minerais de Roraima”, uma síntese técnico-científica que reúne décadas de pesquisas sobre a formação geológica do estado e seu potencial mineral. O relatório integra informações sobre rochas, estruturas geológicas e recursos econômicos, uma referência básica e estratégica para pesquisadores, gestores públicos e o setor mineral.

A publicação sintetiza a evolução geológica de Roraima ao longo de mais de 2 bilhões de anos, mostrando que sua diversidade de rochas e ambientes geológicos é produto de sucessivos eventos que moldaram o Escudo das Guianas e deram origem a uma grande diversidade de rochas e ambientes geológicos. O documento também apoia o planejamento territorial e ambiental no estado. “Os novos mapas ajudam a identificar áreas de potencial mineral e, ao mesmo tempo, fornecem bases para o uso sustentável do território”, explica Túlio Amós de Araújo Mendes, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto.

Foto: Divulgação/SGB

Ainda segundo o pesquisador, o projeto Geologia e Recursos Minerais de Roraima servirá como base para o melhor aproveitamento do solo, alocação de grandes obras de infraestrutura, gestão de recursos hídricos e fiscalização e apoio de empreendimentos do setor mineral. “São informações preciosas para especialistas e líderes que atuam no setor público e que agora dispõem de um mapa e informações que norteiam as políticas de estado em Roraima”,completa.

O pesquisador destaca que ainda há muito a investigar. “Roraima tem regiões com potencial mineral pouco estudado, e esse relatório aponta caminhos para novas pesquisas. Ainda é necessário avançar na cartografia geológica em escalas de maior detalhe para fomentar a indústria mineral no estado”, afirma.

Foto: Divulgação/SGB

A publicação reforça o papel de Roraima como área-chave para compreender o Cráton Amazônico e amplia o acesso público às informações geológicas do extremo norte do país. O conhecimento geológico integrado no projeto é fundamental tanto para as políticas de fomento e fiscalização da indústria mineral no Estado como também para nortear pesquisas iniciais em exploração.

O SGB tem lançado projetos de mapeamento em escalas de maior detalhe e segue estudando ocorrências minerais com o objetivo de cumprir o dever institucional de produzir e divulgar informações geocientíficas com qualidade à população.
 

Foto: Divulgação/SGB


Acesse o trabalho completo aqui.

Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025