SGB e Petrobras debatem novas frentes de cooperação entre as instituições
SGB e Petrobras debatem novas frentes de cooperação entre as instituições
Foram abordadas oportunidades de integração em projetos estratégicos que envolvem estudos geológicos e apoio às atividades de exploração e produção de petróleo, gás hidrogênio e geotermia no país
Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Petrobras realizaram, nesta segunda-feira (1º), uma reunião em Brasília para discutir novas frentes de cooperação em projetos estratégicos. O encontro teve como foco identificar oportunidades de integração em iniciativas voltadas ao avanço do conhecimento geológico e ao apoio às atividades de exploração e produção de petróleo, gás, hidrogênio e geotermia no país, reforçando a importância da parceria entre as duas instituições.
Durante a reunião, o diretor-presidente interino do SGB, Valdir Silveira, que também responde pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresentou os principais projetos em andamento na área e destacou a relevância da atuação do SGB no atual contexto nacional. Segundo ele, o conhecimento produzido pela instituição é essencial para fortalecer a soberania do país, garantir segurança energética e contribuir para a transição energética justa, além de apoiar setores estratégicos como defesa, segurança alimentar, mineral e industrial.
“O Brasil possui um conjunto de vantagens, entre elas uma legislação favorável, uma matriz energética limpa e um acervo geocientífico robusto", afirmou Valdir Silveira reforçando que ampliar parcerias, incentivos e investimentos é fundamental para elevar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos pelo SGB.
A diretora Executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, demonstrou interesse nas perspectivas apresentadas e destacou que os investimentos recentes da companhia, entre eles a abertura de duas fábricas de nitrogenados e a previsão de uma nova unidade para o próximo ano, reforçam o ambiente de expansão do setor energético e mineral. Para ela, esse momento favorece a construção de parcerias técnicas com o SGB em áreas especificamente estratégicas para ambas instituições.
Também participou da reunião a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho. Na ocasião, ela apresentou projetos com potencial de cooperação com a Petrobras, considerando o aumento populacional da região decorrente dos estudos do potencial da reserva de petróleo, como o mapeamento da geodiversidade da zona costeira do Amapá, que identificará áreas favoráveis e desfavoráveis para diversos tipos de ocupação; estudos para definição de áreas adequadas para a instalação de aterros sanitários no estado; avaliação e monitoramento de aquíferos da zona costeira e estuarina. Alice destacou ainda o projeto voltado para a Hidrovia Amazônica, com o aprimoramento do monitoramento, previsão hidrológica e emissão de alertas.
Ao final do encontro, SGB e Petrobras reafirmaram o interesse em aprofundar as tratativas, com a perspectiva de consolidar parcerias capazes de gerar benefícios diretos para ambas as instituições e impactos positivos especialmente para a sociedade.
Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Brasil e China estabelecem cooperação científica para mitigar impactos ambientais da mineração de carvão
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Departamento de Exploração Geológica da Província de Shanxi assinaram, nesta segunda-feira (1), declaração conjunta para o desenvolvimento de parceria