SGB divulga cartografias de suscetibilidade para Cametá (PA)

12/03/2025 às 14h31
 | Atualizado em: 13/03/2025 às 19h06
Ouvir Notícia

Levantamento revela que o município apresenta alta suscetibilidade a inundações

Divulgação/SGB

Cametá (PA) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações para o município de Cametá, no interior do Pará. O documento revelou que mais de 40% do território da cidade apresenta alta suscetibilidade a inundações.

O estudo possibilitou o mapeamento das áreas mais e menos suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e inundações, fornecendo informações essenciais para o ordenamento territorial e o planejamento urbano. Esse documento é  previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.

"Se, por um lado, Cametá apresenta grandes áreas suscetíveis às inundações, por outro, verificamos que 99% da área apresenta baixa suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa. As regiões mais propensas a esses fenômenos localizam-se, sobretudo, nas margens fluviais, onde ocorrem processos intensos de erosão", explica o pesquisador e geólogo do SGB Douglas Cabral.

No Pará, 26 municípios já foram contemplados pelas Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações elaboradas pelo SGB. Entre elas, Belém, Marabá, Santarém e Parauapebas, cidades com mais de 100 mil habitantes. A lista completa pode ser conferida aqui.

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Centenário Museu de Ciências da Terra será revitalizado e ganhará novos espaços de exposição e pesquisa

Patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro fará parte do novo Centro Científico e Cultural da Urca, construído pelo Serviço Geológico do Brasil com financiamento da Petrobras

12/09/2025

SGB inicia elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Fortaleza (CE)

Pesquisadores apresentaram o projeto aos líderes comunitários nesta quinta-feira (11) e realizam a primeira etapa do mapeamento das áreas de risco até o dia 19

12/09/2025

Rio Negro segue em ritmo de descida e registra 25,79 m em Manaus (AM)

Serviço Geológico do Brasil divulgou, na terça-feira (9), o 36º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas

11/09/2025