Serviço Geológico do Brasil promove exposição permanente de mapas geológicos do Paraná

17/08/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Objetivo é mostrar as mais importantes contribuições, em termos de cartografia geológica, e a evolução do conhecimento geológico da região ao longo de quase um século



O Serviço Geológico do Brasil (SGB) promove uma exposição permanente de mapas geológicos do estado do Paraná, no Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA). O objetivo é mostrar as mais importantes contribuições, em termos de cartografia geológica, e a evolução do conhecimento geológico sobre a região ao longo de quase um século, destacando também a importância de pesquisadores e instituições nesse processo.
A ação surgiu durante a execução do projeto Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Paraná, que proporcionou a atualização da cartografia geológica, a partir de uma extensa revisão bibliográfica e resgate de dados históricos sobre a geologia do estado.
O pesquisador em geociências do SGB André Luis Spisila, membro da equipe do projeto, elaborou uma compilação sobre a evolução do conhecimento geológico paranaense, incluída no capítulo "Síntese Histórica da Geologia no Paraná", da nota explicativa que acompanha o mapa, atualmente está em revisão, com previsão de publicação até o final deste ano.
“Como resultado desse trabalho, foram resgatados mapas geológicos estaduais e as histórias de suas elaborações. Com isso, surgiu a ideia de aproveitar esse material e expô-los em uma grande parede, no corredor de entrada do escritório do NUBA. Os que visitam o escritório têm a oportunidade de ver a evolução da cartografia geológica paranaense”, explicou Mariane Brumatti, chefe de Núcleo e pesquisadora em geociências do SGB.
Na exposição é possível conhecer sete mapas:
● Mapa Geológico do Estado do Paraná, escala 1:1.000.000, de Euzébio de Oliveira (1925);
● Mapa Geológico do Estado do Paraná, escala 1:750.000, de Reinhard Maack (1950);
● Geologia do Estado do Paraná, escala 1:1.400.000, de Minerais do Paraná S.A. -MINEROPAR Instituto de Terras, Cartografia e Florestas do Estado do Paraná (ITCF) (1986);
● Mapa Geológico do Estado do Paraná, escala 1:650.000, de Minerais do Paraná S.A. - MINEROPAR e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) (1989);
● Mapa Geológico do Estado do Paraná, escala 1:1.000.000, de Minerais do Paraná S.A. - MINEROPAR (2001);
● Mapa Geológico do Estado do Paraná, escala 1:650.000, de Minerais do Paraná S.A. - MINEROPAR (2006);
● Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Paraná, escala 1:600.000, do SGB, Instituto Água e Terra do Estado do Paraná (IAT) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2021).



Além dos mapas, há uma placa com uma breve explicação sobre a elaboração deles e orientações para acessar a versão mais recente do mapeamento, no Sistema de Geociências do SGB, o GeoSGB.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil realiza mapeamento em Várzea Grande (MT) para apoiar gestão territorial e prevenção de desastres

Estudos servem de base para a elaboração de planos diretores, projetos de urbanização e políticas ambientais

29/04/2025

Serviço Geológico do Brasil atualiza Mapa Geológico do país com novas tecnologias e integração de dados

Trabalho é estratégico por incorporar os avanços do conhecimento geológico das últimas décadas

29/04/2025

E-book revela história e curiosidades geológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra

Publicação disponibilizada pelo Serviço Geológico do Brasil é um dos produtos do Projeto de Fomento ao Geoturismo

28/04/2025