E-book revela história e curiosidades geológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra
E-book revela história e curiosidades geológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra
Publicação disponibilizada pelo Serviço Geológico do Brasil é um dos produtos do Projeto de Fomento ao Geoturismo
Brasília (DF) – Um novo livro digital (e-book), lançado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), revela a história e as curiosidades geológicas e geomorfológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), em Minas Gerais. A publicação faz parte do Projeto de Fomento ao Geoturismo, realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e apresenta informações sobre os diferentes ambientes geológicos, tipos de rochas, estruturas geológicas e paisagens da região. Além disso, aborda os recursos hídricos, já que o parque foi criado inicialmente para proteger a nascente do Rio São Francisco.
“Esse material enriquece a visita do turista à região, ao mesmo tempo que dissemina o conhecimento geocientífico da forma como os geocientistas mais gostam: no campo! Ou seja, o turista já está percorrendo o parque e, com as informações do e-book, é capaz de aprender e aproveitar muito mais o passeio”, destaca a pesquisadora do SGB Natália Dias Lopes. Com esse trabalho, o SGB também cria oportunidades para que pessoas de outras localidades conheçam os atrativos e, dessa forma, incentiva o geoturismo e fomenta o desenvolvimento sustentável da região.
No E-book, são listados os principais atrativos geoturísticos e indicados quais elementos da geodiversidade podem ser observados. Com o objetivo de garantir a segurança dos turistas, o SGB também alerta para os riscos geológicos da área. Na Cachoeira Casca D’anta, por exemplo, os elementos presentes são: geologia, geomorfologia e geohidrologia. Na nascente histórica do Rio São Francisco, há elementos histórico-culturais e de hidrologia.
Quando o assunto é hidrologia, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem grande destaque no cenário nacional, como explica a analista em geociências do SGB Patrícia Simões: “O Parna Serra da Canastra é um importante divisor de bacias hidrográficas regionais do São Francisco e de um grande afluente da Bacia do Paraná. Além de ser o local da nascente do Rio São Francisco, um rio muito importante para todo o Brasil, não apenas para o estado de Minas Gerais”.
Para acessar o e-book, clique aqui.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br