Serviço Geológico do Brasil atualiza Mapa Geológico do país com novas tecnologias e integração de dados
Serviço Geológico do Brasil atualiza Mapa Geológico do país com novas tecnologias e integração de dados
Trabalho é estratégico por incorporar os avanços do conhecimento geológico das últimas décadas
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está atualizando o Mapa Geológico do Brasil, um importante instrumento de referência sobre as características do território nacional. O principal objetivo do projeto é modernizar a base geológica do país e gerar uma nova versão do mapa. O trabalho é estratégico, pois incorpora avanços do conhecimento geológico acumulado ao longo das últimas décadas.
A iniciativa reúne dados da versão anterior, elaborada pela instituição, e informações de fontes bibliográficas, que estão sendo integrados em um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando a plataforma ArcGIS Pro.
De acordo com Patrick Araújo dos Santos, chefe da Divisão de Geologia Básica, a atualização do Mapa Geológico do Brasil é fundamental para refletir os avanços do conhecimento geocientífico e garantir uma base técnica confiável para o planejamento do uso do território.
Além disso, a atualização da base geológica é essencial para subsidiar políticas públicas e orientar decisões em setores produtivos diversos, como recursos hídricos, ordenamento territorial, mineração e estudos de geodiversidade. O mapa também servirá como apoio a pesquisas acadêmicas e ao ensino em geociências.
Parte dos resultados já está disponível: os arquivos vetoriais podem ser acessados e baixados no site GeoSGB. A previsão é que o projeto seja concluído até fevereiro de 2026.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br