Serviço Geológico do Brasil Participa de Seminário sobre Mineração e Transição Energética no Amazonas

11/06/2025 às 20h13
 | Atualizado em: 12/06/2025 às 20h07
Ouvir Notícia

 

Seminário em Manaus debate o papel da mineração sustentável no futuro energético e alimentar do estado

Divulgação/SGB

Manaus (AM) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença no Seminário "Mineração no Amazonas: Desafios e Perspectivas para a Transição Energética e Segurança Alimentar", realizado em Manaus nos dias 28 e 29 de maio de 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (SEMIG) do Governo do Estado do Amazonas, ocorreu em paralelo à Feira Internacional da Indústria e Transição Energética (Fitea).

O seminário teve como objetivo impulsionar o crescimento e o fortalecimento do setor mineral no Amazonas, com foco em sustentabilidade, produtividade e contribuição para a transição energética, segurança alimentar, inovação, regulação, investimentos e impactos sociais da mineração. A iniciativa surge em um momento estratégico para o estado, que busca consolidar sua posição como protagonista na agenda nacional de transição energética e no fortalecimento da segurança alimentar.

Divulgação/SGB

O setor mineral amazonense, com sua diversidade geológica em processo de conhecimento, é visto como um vetor fundamental para o fornecimento de matérias-primas críticas e estratégicas, como lítio, níquel e cobre, indispensáveis para a produção de tecnologias de baixo carbono, como baterias, painéis solares e turbinas. Além de sua relevância energética, a mineração sustentável no Amazonas pode contribuir significativamente para o desenvolvimento regional, geração de empregos qualificados, atração de investimentos e valorização das cadeias produtivas locais.

A Superintendente de Manaus, Jussara Cury, e o Pesquisador Antônio Oliveira, ambos do Serviço Geológico do Brasil, colaboraram com o seminário como pesquisadores em dois painéis. Jussara Cury participou do painel "Potencial das águas minerais no Amazonas", enquanto Antônio Oliveira esteve presente no painel "Mineração no Amazonas: Potencialidades e Pesquisa".
Divulgação/SGB

Segundo Jussara Cury, a participação do SGB nos painéis teve como objetivo apresentar o arcabouço técnico-institucional e o volume de dados científicos gerados e disponibilizados pela empresa à sociedade civil, órgãos governamentais e setor empresarial. Ela ressaltou a importância de demonstrar o potencial estratégico dos bens minerais do Amazonas para a produção de riquezas, desenvolvimento regional e nacional, e o valor agregado que esse patrimônio pode oferecer à sociedade amazonense, desde que explorado com racionalização e respeito ao meio ambiente, com cuidado às populações tradicionais, povos indígenas e ribeirinhos. 

O seminário promoveu um espaço de diálogo e construção coletiva, reunindo representantes de governos, setor produtivo, academia, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias, debatendo temas como potencialidades minerais, políticas públicas, licenciamento ambiental, regulação do setor e cooperativismo.

A pauta do SGB foi divulgada para servidores e sociedade civil. A matéria contou com a colaboração de Jean Racene, Analista em Geociências do SGB.

Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil propõe novos limites para províncias e distritos auríferos no Brasil

Iniciativa supre uma lacuna histórica e busca padronizar uma nomenclatura para facilitar a comparação entre estudos, agilizar processos de licenciamento e aprimorar iniciativas de monitoramento e rastreabilidade

29/07/2025

Bacia do Rio Branco em Roraima apresenta redução de níveis em alguns pontos de monitoramento após elevações desde início de julho

Mesmo com a redução recente, os níveis do rio Branco em Boa Vista e Caracaraí ainda estão em cotas elevadas

29/07/2025

SGB lança edital de concurso público com 115 vagas para diversas áreas técnicas e salários de até R$ 10,5 mil

Seleção reforça compromisso da instituição com o fortalecimento da ciência e da pesquisa em geociências

29/07/2025