Serviço Geológico do Brasil monitora em tempo real os rios de municípios do Rio de Janeiro durante as chuvas
Serviço Geológico do Brasil monitora em tempo real os rios de municípios do Rio de Janeiro durante as chuvas
Os Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Pomba e Muriaé acompanham o comportamento dos rios e emitem previsões, alertando sobre possibilidade de inundação
Brasília (DF) – Diante da chegada do período chuvoso, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) começou a operação especial de 2025 dos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Pomba (SAH Pomba) e Muriaé (SAH Muriaé). O objetivo é monitorar em tempo real as chuvas e o nível dos rios em municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Esse trabalho possibilita o acompanhamento do cenário e envio de boletins de alerta, em caso de possibilidade de inundação.
O pesquisador em geociências Caluan Capozzoli, da superintendência Regional de São Paulo (SUREG-SP), explica que toda semana o SGB emite boletins de monitoramento sobre o cenário nas bacias: “Esses boletins apresentam apenas dados observados, de precipitação e nível, da semana anterior, sendo uma ferramenta importante para que a população e autoridades locais tenham conhecimento do comportamento hidrológico dos rios de sua região, mesmo durante semanas sem chuvas intensas”.
Quando há um volume alto de chuvas e os modelos hidrológicos indicam a possibilidade de inundação, passam a ser enviados boletins de alerta com as cotas observadas e previsões de níveis que poderão ser atingidos nas estações. “Os Sistemas de Alerta Hidrológicos são uma fonte de geração de conhecimento para que autoridades locais possam antever a ocorrência de eventos de cheias e tomar ações para minimizar o impacto social e econômico à população”, reforça Capozzoli.
Todas as informações são disponibilizadas para acesso ao público na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE).
Parceria com a ANA
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações. A RHN é a base do conhecimento hidrológico, gerando informações para os sistemas de prevenção de desastres, dimensionamento de estruturas de aproveitamento de recursos hídricos, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br