Serviço Geológico do Brasil lança novo sistema para monitorar Bacia do Rio Araguaia
Serviço Geológico do Brasil lança novo sistema para monitorar Bacia do Rio Araguaia
Ferramenta irá acompanhar chuvas e níveis dos rios em 22 municípios dos estados de Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso
Goiânia (GO) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou, nesta quinta-feira (13), o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Araguaia (SAH Araguaia) para monitorar as chuvas e os níveis dos rios em tempo real, além de gerar previsões. Serão atendidos 22 municípios dos estados de Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, com informações que ajudarão a reduzir os impactos de cheias e estiagens na região, permitindo resposta ágil e eficaz a eventos extremos.
Nesses locais estão instaladas estações para monitoramento dos níveis dos rios e de chuvas. Além disso, estima-se que 145 municípios sejam indiretamente beneficiados ao longo das margens do Rio Araguaia, entre Barra do Garças (MT) e sua confluência com o Rio Tocantins, e no Rio Tocantins, entre Itaguatins (TO) e Itupiranga (PA).
“Com estas informações, os gestores municipais e defesa civil terão mais tempo de antecedência para planejarem suas ações para adotarem medidas não só que protejam as populações ribeirinhas durante os eventos críticos, cheias e estiagens, mas também quanto a navegação e até mesmo quanto ao turismo, atividade esta tão importante nesta bacia”, enfatizou a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho.
Os dados gerados pelo sistema estarão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE). Durante o evento, o pesquisador Fábio Araújo da Costa explicou o funcionamento do SAH Araguaia: “Ao longo da bacia, temos estações automáticas que emitem informações sobre nível, vazão e chuva para acompanhamento contínuo dessas informações, além de armazenar série histórica desses dados e as previsões de chuvas. Todas essas informações alimentam modelos estatísticos que tornam possível fazer previsões e prever cenários”
A chefe do Departamento de Hidrologia do SGB, Andrea Germano, participou do lançamento e destacou: “O lançamento do SAH Araguaia é um marco na prevenção de desastres para mais de 20 municípios ao longo da bacia. Este sistema do Serviço Geológico do Brasil transforma o monitoramento hidrológico no bem mais valioso durante uma crise: a antecipação. Para a população, isso significa tempo real para a Defesa Civil agir e para as famílias se protegerem, reduzindo drasticamente os riscos de inundações e salvando vidas."
Bacia do Araguaia
Com uma área de aproximadamente 941 mil km², a Bacia do Rio Araguaia se estende por cinco estados: Goiás (21%), Maranhão (3%), Mato Grosso (14%), Pará (32%) e Tocantins (30%). Durante o período chuvoso, de novembro a março, as inundações são frequentes e afetam tanto grandes centros urbanos quanto pequenas comunidades ribeirinhas, causando impactos, inclusive, no transporte e mobilidade urbana, com estradas e pontes frequentemente ficando inacessíveis.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
MCTer recebe Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ) para Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento
O grupo se reuniu nesta terça-feira (11) para apresentar os resultados da parceria que levou o Museu para 11 Unidades Escolares durante o ano de 2025