Serviço Geológico do Brasil lança novo sistema para monitorar Bacia do Rio Araguaia

13/11/2025 às 20h42
 | Atualizado em: 13/11/2025 às 20h49
Ouvir Notícia

Ferramenta irá acompanhar chuvas e níveis dos rios em 22 municípios dos estados de Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso
 

(Foto: Divulgação/SGB)


Goiânia (GO) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou, nesta quinta-feira (13), o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Araguaia (SAH Araguaia) para monitorar as chuvas e os níveis dos rios em tempo real, além de gerar previsões. Serão atendidos 22 municípios dos estados de Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, com informações que ajudarão a reduzir os impactos de cheias e estiagens na região, permitindo resposta ágil e eficaz a eventos extremos.

Nesses locais estão instaladas estações para monitoramento dos níveis dos rios e de chuvas. Além disso, estima-se que 145 municípios sejam indiretamente beneficiados ao longo das margens do Rio Araguaia, entre Barra do Garças (MT) e sua confluência com o Rio Tocantins, e no Rio Tocantins, entre Itaguatins (TO) e Itupiranga (PA).

“Com estas informações, os gestores municipais e defesa civil terão mais tempo de antecedência para planejarem suas ações para adotarem medidas não só que protejam as populações ribeirinhas durante os eventos críticos, cheias e estiagens, mas também quanto a navegação e até mesmo quanto ao turismo, atividade esta tão importante nesta bacia”, enfatizou a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho.

 

(Foto: Divulgação/SGB)


Os dados gerados pelo sistema estarão disponíveis na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE). Durante o evento, o pesquisador Fábio Araújo da Costa explicou o funcionamento do SAH Araguaia: “Ao longo da bacia, temos estações automáticas que emitem informações sobre nível, vazão e chuva para acompanhamento contínuo dessas informações, além de armazenar série histórica desses dados e as previsões de chuvas. Todas essas informações alimentam modelos estatísticos que tornam possível fazer previsões e prever cenários”

 

O SAH Araguaia contempla 22 cidades, onde vivem cerca de 698 mil pessoas. Conforme o curso da água, os municípios são: Aragarças (GO), Barra do Garças (MT), Montes Claros de Goiás (GO), Araguaiana (MT), Aruanã (GO), Cocalinho (MT), Nova Crixás (GO), Formoso do Araguaia (TO), São Félix do Araguaia (MT), Araguacema (TO), Santa Maria das Barreiras (PA), Couto Magalhães (TO), Conceição do Araguaia (PA), Xambioá (TO), São Geraldo do Araguaia (PA), Araguatins (TO), Brejo Grande do Araguaia (PA), Governador Edison Lobão (MA), Itaguatins (TO), Nova Ipixuna (PA), Marabá (PA) e Itupiranga (PA).

 

A chefe do Departamento de Hidrologia do SGB, Andrea Germano, participou do lançamento e destacou: “O lançamento do SAH Araguaia é um marco na prevenção de desastres para mais de 20 municípios ao longo da bacia. Este sistema do Serviço Geológico do Brasil transforma o monitoramento hidrológico no bem mais valioso durante uma crise: a antecipação. Para a população, isso significa tempo real para a Defesa Civil agir e para as famílias se protegerem, reduzindo drasticamente os riscos de inundações e salvando vidas."

 

Bacia do Araguaia 

Com uma área de aproximadamente 941 mil km², a Bacia do Rio Araguaia se estende por cinco estados: Goiás (21%), Maranhão (3%), Mato Grosso (14%), Pará (32%) e Tocantins (30%). Durante o período chuvoso, de novembro a março, as inundações são frequentes e afetam tanto grandes centros urbanos quanto pequenas comunidades ribeirinhas, causando impactos, inclusive, no transporte e mobilidade urbana, com estradas e pontes frequentemente ficando inacessíveis. 

 

O SAH Araguaia é o 19º sistema de alerta hidrológico operado pelo SGB, que já monitora outras importantes bacias hidrográficas do país: Acre, Amazonas, Branco, Caí, Doce, Guaíba, Itapecuru, Madeira, Mundaú, Muriaé, Paraguai, Parnaíba, Pomba, São Francisco, Taquari, Uruguai, Velhas e Xingu. São atendidos mais de 100 municípios, beneficiando mais de 10 milhões de brasileiros com informações que salvam vidas e reduzem danos.

 


 

 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

MCTer recebe Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ) para Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento

O grupo se reuniu nesta terça-feira (11) para apresentar os resultados da parceria que levou o Museu para 11 Unidades Escolares durante o ano de 2025

13/11/2025

COP30: SGB destaca papel da geologia para a transição energética global em painel na Zona Verde

A pesquisadora Lúcia Travassos realizou apresentação no Pavilhão Pará sobre as pesquisas de minerais críticos e estratégicos

13/11/2025

SGB participa da 4ª Reunião de Gestores Federais e 1ª Reunião Extraordinária do Fórum de Gestores Federais de Pernambuco

A superintendente Regional de Pernambuco, Hortência Assis, participou dos encontros realizados na última sexta-feira (7)

13/11/2025