Serviço Geológico do Brasil fortalece relações com Etiópia

14/03/2025 às 14h52
Ouvir Notícia

Durante reunião, a instituição destacou a importância do conhecimento geológico para a soberania nacional e o desenvolvimento econômico

Fonte: Mundo Educação

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou de uma mesa-redonda na Embaixada da Etiópia em Brasília, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e tecnológicas entre os países. O evento, realizado em fevereiro, reuniu o embaixador etíope Leulseged Tadesse Abebe, o ministro de Relações Exteriores Mesganu Arga Moach e representantes do setor empresarial brasileiro, como Embraer e Câmaras de Comércio, interessados em oportunidades de investimento na Etiópia.

Valdir Silveira, diretor de geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, destacou: “foi um encontro para conhecer as potencialidades do país, bem como iniciar um diálogo e construir pontes para uma futura cooperação com o setor mineral da Etiópia”.

Divulgação/SGB

Para o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Rafael Duarte, “a participação do SGB na reunião com a embaixada da Etiópia reforça nossa relevância internacional e crescente presença no radar dos principais atores da mineração, especialmente em Brasília”.

Duarte acrescentou que esse encontro reflete a estratégia de ação internacional do SGB nos últimos anos e abre portas para oportunidades de cooperação em ciência e tecnologia com a Etiópia. “Estabelece uma ponte importante para novos desafios e parcerias em geociências entre os dois países, resultado direto da nossa atuação na promoção internacional do SGB”, enfatizou.

A cooperação internacional na área pode viabilizar iniciativas conjuntas de pesquisa, mapeamento geológico e exploração sustentável de recursos minerais, promovendo um ambiente propício para novos negócios e investimentos.

O evento reforçou o potencial de cooperação entre os países, especialmente em setores como mineração, energia renovável, agroindústria e manufatura. Para as empresas brasileiras, o cenário em evolução no país africano representa uma oportunidade estratégica de expansão, com destaque para setores como mineração, energia e agroindústria. Também estiveram presentes Marcos Vinícius Ferreira, assessor da DGM, e Fernando dos Santos Pedrosa, da Assuni.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB mapeia áreas de risco em Tutóia (MA) e propõe ações contra erosão e inundações

Estudo de setorização geológica identifica zonas vulneráveis no município e destaca a importância do planejamento urbano e da conscientização ambiental para reduzir os impactos dos desastres naturais

17/04/2025

Elevação do Rio Grande é debatida em workshop em São Paulo

Serviço Geológico do Brasil apresenta estudos que reforçam seu papel na geração de conhecimento e na compreensão da geologia marinha brasileira

17/04/2025

SGB e instituições debatem sobre o projeto "Mapa Hidrogeológico de Pernambuco"

Encontro discute estratégias para ampliar o conhecimento e a gestão dos recursos hídricos no estado

16/04/2025