Serviço Geológico do Brasil fortalece ações para prevenção de desastres no Parque Nacional Serra da Canastra (MG)

21/12/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Na última semana, o pesquisador em geociências Anselmo Pedrazzi apresentou a guias turísticas estudos do SGB que contribuem para identificar riscos geológicos e reduzir seus impactos

Curso, promovido pelo ICMBio, ocorreu entre 11 e 15 de dezembro no município de Delfinópolis

Com o objetivo de fortalecer as ações para prevenção a desastres no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou do Curso Preparatório para Condução de Visitantes. A atividade, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorreu no município de Delfinópolis, entre os dias 11 e 15 de dezembro. O SGB já esteve presente em outros cursos realizados na unidade ao longo deste ano.
O pesquisador em geociências e coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), Anselmo Pedrazzi, realizou apresentações para os guias turísticos que atuam na unidade, com os temas: “Percepção e Mapeamento de Perigos Geológicos em Atrativos Geoturísticos” e “Geomorfologia, Geodiversidade, Geoturismo e Interpretação Ambiental no Parque Nacional da Serra da Canastra”. Ao todo, 12 pessoas acompanharam a apresentação.
“Essa capacitação é muito importante porque assim conseguimos passar conhecimento especializado para os guias, que são as pessoas que estão na linha de frente, em contato com os turistas. Por meio dessa troca de informações, conseguimos contribuir para reforçar a segurança na unidade e replicar o conhecimento produzido pelo SGB”, referiu Pedrazzi.
Na apresentação, o pesquisador mostrou como é possível identificar perigos, como os sinais de que pode acontecer algum movimento gravitacional de massa, além de como reconhecer locais suscetíveis a enxurradas ou cabeças d’água. Pedrazzi também exibiu o relatório da Avaliação Geotécnica de Atrativos Geoturísticos, realizado no Parna da Serra da Canastra. O estudo registrou e caracterizou as principais áreas do parque, acessadas por turistas e que são suscetíveis à ocorrência de processos geológicos que possam culminar em desastres e colocar em risco a vida dos visitantes.
Além desse estudo, o SGB também desenvolve na unidade o projeto de instalação de inclinômetros para monitoramento das encostas e o projeto Fomento ao Geoturismo, que busca disseminar o conhecimento das geociências e informações sobre os atrativos geológicos da unidade. “Esse novo estudo realizado provê conhecimento específico para que os guias possam repassar aos turistas, assim valorizando ainda mais a Serra da Canastra”.



Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Municípios do Rio Grande do Sul recebem ação emergencial para mapeamento de áreas de risco

Estudo do Serviço Geológico do Brasil para prevenção de desastres atenderá 93 cidades até 2025 e beneficiará mais de 3,8 milhões de pessoas  

18/10/2024

51º CBG: estudo do Serviço Geológico do Brasil destaca potencial mineral das argilas nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha

Trabalho visa otimizar a uso dos recursos naturais e consequente redução do impacto ambiental nas regiões

17/10/2024

51° CBG: Serviço Geológico do Brasil apresenta Informe de Recursos Minerais sobre a Província do Tapajós

Durante evento, outros temas destacados foram sobre levantamento geoquímico e geologia médica

16/10/2024