Serviço Geológico do Brasil é premiado por projetos de desenvolvimento sustentável
Serviço Geológico do Brasil é premiado por projetos de desenvolvimento sustentável
Iniciativas estão alinhadas ao conceito de Cidades MIL da Unesco e foram apresentadas no XI Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, realizado em Havana, capital de Cuba
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi reconhecido internacionalmente por iniciativas voltadas à prevenção de desastres e ao desenvolvimento sustentável, alinhadas ao conceito da Unesco Cidades MIL (Cidades Alfabetizadas em Mídia e Informação, em inglês). A premiação ocorreu durante o XI Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, realizado em Havana, capital de Cuba, nos dias 22 e 23 de janeiro.
Projetos premiados
Na ocasião, o chefe do Departamento de Gestão Territorial, Diogo Rodrigues, e o chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli, apresentaram os projetos e receberam certificado em reconhecimento pelos esforços realizados. Tiveram destaque a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs), atualmente desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, e os Cursos de Capacitação para Prevenção de Desastres.
“A premiação mostra a importância dos produtos voltados para prevenção de desastres, desenvolvidos pelo SGB, e o quanto ele pode promover o desenvolvimento das cidades de forma sustentável e segura”, destaca Rodrigues.
O chefe do DEGET acrescenta que o SGB tem participado ativamente dos debates: “Até hoje, nesse programa de Cidades Mil, nunca havia sido abordado o tema desastres. Com o advento das mudanças climáticas, foi vista a importância das cidades tornarem-se resilientes, e nós, do SGB, fomos inseridos nos grupos de discussões para trazer o assunto para o programa”.
Sobre o evento
O XI Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade foi realizado pelo Distrito Cultural Praça da Revolução e pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio de diversos parceiros, entre eles a Unesco.
Participaram do evento (presencialmente e de forma remota) especialistas de 10 países, com apresentação de 45 trabalhos e nove painéis. Esse encontro foi uma oportunidade estratégica para trocar experiências com pesquisadores e buscar soluções para os desafios brasileiros.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
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