Serviço Geológico do Brasil conclui temporada nacional de treinamentos em Salvamento em Águas Rápidas
Serviço Geológico do Brasil conclui temporada nacional de treinamentos em Salvamento em Águas Rápidas
Desde dezembro de 2024, foram realizadas 12 edições da capacitação que atenderam mais de 300 profissionais do SGB e de instituições parceiras
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluiu, em setembro de 2025, a temporada de treinamentos de Salvamento em Águas Rápidas, iniciativa voltada à segurança e à capacitação técnica dos empregados. A última turma, formada por profissionais do Escritório do Rio de Janeiro (ERJ), participou das atividades entre os dias 15 e 19 de setembro, no Rio Paraíba do Sul, em Itatiaia (RJ).
Iniciada em dezembro de 2024, a capacitação percorreu diversas unidades do SGB, totalizando 12 edições em diferentes estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Ao todo, foram 324 participantes formados, abrangendo diferentes perfis profissionais do SGB e de instituições parceiras. “Certamente este treinamento minimizará nossos riscos e desempenharemos cada vez melhor nossos trabalhos”, enfatizou a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho.
O treinamento teve como objetivo preparar os profissionais para enfrentar situações de risco durante coletas de dados em campo, dentro dos rios. A organização foi conduzida pelo Departamento de Recursos Humanos (DERHU), Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DIDEHU), Departamento de Hidrologia (DEHID) e Divisão de Hidrologia Básica (DIHIBA), com apoio do Centro de Segurança Operacional (CSO). A condução das atividades ficou a cargo da DWS Diver, empresa de referência nacional em segurança aquática e operações de salvamento.
Para o hidrólogo Arthur Abreu, participante da edição realizada em Itatiaia (RJ), o curso trouxe benefícios imediatos: “Nosso trabalho exige contato direto com rios, muitas vezes em condições adversas. O treinamento nos deu mais confiança e preparo para agir com segurança, protegendo tanto a nossa vida quanto a de colegas em situações de risco.”
Além de fortalecer a cultura de segurança e prevenção de acidentes, o curso promoveu maior integração entre equipes e reforçou o compromisso institucional do SGB com a valorização da vida e a proteção dos seus profissionais.
Segurança como parte do trabalho
Nos trabalhos de hidrologia, a exposição a riscos é inerente à profissão. Por isso, treinamentos como o de Salvamento em Águas Rápidas são fundamentais para garantir que cada profissional tenha não apenas o conhecimento técnico, mas também a segurança necessária para desempenhar suas funções em campo.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br