Serviço Geológico do Brasil colabora com Parauapebas para impulsionar o geoturismo local
Serviço Geológico do Brasil colabora com Parauapebas para impulsionar o geoturismo local
A diretora de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Sabrina Gois, acompanhou visita técnica às áreas conhecidas como Garimpo das Pedras
Parauapebas (PA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está colaborando com o município de Parauapebas em ações para fortalecer o geoturismo local. Na segunda-feira (6), a diretora de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Sabrina Gois, participou de visita técnica promovida pela prefeitura às áreas conhecidas como Garimpo das Pedras. A ação teve como objetivo avaliar o potencial turístico da região e discutir iniciativas voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável e do geoturismo no município.
Na ocasião, a diretora destacou a relevância do município no cenário mineral brasileiro e o compromisso do órgão em fortalecer parcerias estratégicas: “Parauapebas está no centro da mineração do Brasil e em constante desenvolvimento. O SGB tem projetos importantes voltados à pesquisa mineral, educação geocientífica, gestão de recursos hídricos e mapeamento de riscos geológicos”, disse.
Sabrina Góis citou as soluções que estão em tratativas: “Estamos trazendo novas propostas em parceria com o prefeito Aurélio Goiano, como a implantação de uma casa de lapidação para capacitar a população local, além do programa SGB Educa, que ensina às crianças sobre a geologia e os minérios da região. Também estamos estudando a criação de um geoparque, um sonho que compartilhamos com o município e que pode colocar Parauapebas em destaque no turismo científico e educativo”, afirmou.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br