SC: Começa elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos em Rio do Sul e Blumenau
SC: Começa elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos em Rio do Sul e Blumenau
Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciam a primeira etapa de campo para identificar áreas de risco geológico e hidrológico
Blumenau (SC) – A elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) começou, nesta semana, nos municípios de Rio do Sul e Blumenau, em Santa Catarina. Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estão nas cidades para a primeira etapa do mapeamento de áreas de risco. O trabalho segue até o dia 19 de setembro e é realizado com apoio das defesas civis municipais.
Nesta fase do projeto, os pesquisadores irão percorrer os bairros dos municípios para avaliar os aspectos gerais e as características dos territórios, com atenção especial à identificação de indícios de instabilidade e registros de desastres anteriores, inclusive aqueles associados a processos hidrológicos (inundações). São usadas tecnologias como imagens de maior resolução e drones para a caracterização e classificação das áreas.
Após o mapeamento, será elaborado um relatório final indicando as áreas de risco médio, alto e muito alto. No documento, serão sugeridas intervenções estruturais e não estruturais para proteger a população em caso de eventos extremos, para as áreas de risco alto e muito alto. A conclusão do trabalho está prevista para até o final de 2026.
A elaboração do PMRR nas cidades de Blumenau e Rio do Sul é realizada pelo SGB em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Com a cooperação técnica, pretende-se reduzir as vulnerabilidades da população de risco e contribuir para prevenção de desastres no país.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br