Rios Negro, Amazonas e Solimões iniciam processo de vazante

01/07/2024

Serviço Geológico do Brasil realiza o monitoramento, em tempo real, dos níveis dos rios na região

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


Manaus (AM) – O mês de julho começa com registros de descidas em alguns trechos dos rios Negro, Amazonas e Solimões. Isso sinaliza o início do processo de vazante nesses rios que compõem a Bacia do Amazonas, conforme indica o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Após registrarem cheias de menor intensidade, os rios avançam para o período de estiagem.

O SGB realiza o monitoramento dos rios da Bacia do Rio Amazonas e disponibiliza os dados, em tempo real, por meio da plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.

“O Rio Negro, em Manaus, iniciou a semana com descidas de 1 cm por dia. Observamos também declínios na região do Alto Rio Negro”, explica a pesquisadora em geociências do SGB, Jussara Cury. Em Manaus, a cota registrada na manhã desta segunda-feira (1) foi de 26,77 m. No dia 21 de junho, o rio registrou o pico da cheia na capital amazonense: 26,85 m.

De acordo com Jussara Cury, também foram registradas descidas no Rio Solimões, em Fonte Boa, Coari e Manacapuru. Já em Tabatinga, o cenário é diferente: “No final da semana, o rio apresentou subidas que indicam o retorno do período chuvoso na Região dos Andes, com chuvas acima do normal para esse período que é de início de vazante”.

No Rio Amazonas, foram registradas descidas médias diárias de 2 cm em Itacoatiara. “Essa recessão é normal para o período, mas na região os níveis estão baixos para a época”, pontua a pesquisadora do SGB. A cota observada é de 12,10 m, sendo que o esperado em Itacoatiara para a data de hoje seria de 13,03 m. 

Níveis abaixo da média também já são observados na margem direita da Bacia do Amazonas, nos rios Madeira, Acre e Tapajós. O cenário é monitorado pelo SGB (Leia mais)


Cheias no Rio Branco 

 

O Rio Branco, em Roraima, ainda está em processo de enchente. Em Boa Vista (RR), a cota observada na manhã desta segunda-feira (1) foi de 7,21 m (a cota de alerta é de  8 m). Em Caracaraí (RR), a marca mais recente é de 8,08 m (a cota de alerta é de 8,5 m). Há previsões de chuvas concentradas na Bacia do Rio Branco para os próximos dias.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Economia circular na mineração busca reduzir geração de resíduos e estimular reuso de materiais descartados

Atualmente, o SGB tem duas áreas-piloto em estudo: uma no Rio Grande do Sul e outra no Rio Grande do Norte, com previsão de conclusão até 2027

03/07/2024

Mapeamento de áreas de risco: 60 municípios foram contemplados com estudos publicados no 1º semestre

Já são mais de 1,7 mil cidades contempladas pelos levantamentos do Serviço Geológico do Brasil, que são essenciais para prevenção de desastres

02/07/2024

Seca no Pantanal: níveis dos rios seguem em declínio

Serviço Geológico do Brasil apresentou dados de monitoramento na Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

03/07/2024