Rio Tapajós deve enfrentar seca moderada com cota mínima de 2,20 m, indicam projeções do SGB

16/09/2025 às 14h42
 | Atualizado em: 16/09/2025 às 14h43
Ouvir Notícia

Nota técnica apresenta análise detalhada da série histórica do rio

Foto: Infoamazônia

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou, na quinta-feira (11), uma nota técnica com projeções de níveis mínimos para 2025 no rio Tapajós, em Itaituba (PA), uma das hidrovias mais importantes do país e rota estratégica para transporte de cargas na região Norte. De acordo com os prognósticos para 2025, é previsto um cenário de seca moderada, com cota mínima estimada em cerca de 2,20 m e duração de estiagem de até 45 dias. As análises têm como base métodos estatísticos e informações do fenômeno El Niño/La Niña para estender as projeções para toda a vazante do rio.

A estação de Itaituba (PA) não é operada pelo SGB, sendo de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e operada pela empresa terceirizada (UFC Engenharia). No entanto, a análise dos dados pelo SGB decorre do interesse público diante da preocupação com a continuidade da navegação na região. Em caso de interrupção no Tapajós, o transporte alternativo dependeria das rodovias BR-163 e BR-230, que apresentam problemas estruturais graves. 


“A análise da série histórica (1974-2024) confirma uma tendência estatisticamente significativa de agravamento das secas na estação de Itaituba ao longo dos anos, com as mínimas anuais decaindo a uma taxa de -1,36 cm/ano”, indicam os pesquisadores na nota técnica. O documento também chama atenção para o fato de que os anos com níveis mais baixos também estão associados a períodos mais longos de seca. Além disso, confirma a tendência mais severa no rio Tapajós em anos de El Niño, o que não ocorre neste ano de 2025, corroborando a tendência de uma seca moderada.

O SGB recomenda aos órgãos gestores, autoridades locais e usuários do rio que considerem o cenário projetado de seca moderada para o planejamento de operações logísticas, navegação e abastecimento hídrico na região de Itaituba para o ano de 2025.

Confira a nota técnica com projeções para o rio Tapajós.

Outras duas notas serão divulgadas nesta semana com prognósticos semelhantes para os rios Negro (Manaus) e Amazonas (Itacoatiara).

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB apresenta estudo que revela o potencial mineral estratégico do Rio Grande do Norte

Documento traz panorama completo da mineração potiguar e aponta oportunidades de investimento e desenvolvimento sustentável

16/09/2025

Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesquisas em minerais críticos e diversificação energética

O Serviço Geológico do Brasil e a Petrobras lançam, nesta sexta-feira (19), os processos licitatórios para o início da construção do Centro Científico e Cultural da Urca

15/09/2025

Paleontólogo do Serviço Geológico do Brasil é referência internacional com trajetória marcada por descobertas científicas 

Nascido em Irará (BA), Diógenes Campos celebrou 82 anos na última sexta-feira (12)

15/09/2025