Rio Negro supera a cota de 18 m em Manaus (AM)
Rio Negro supera a cota de 18 m em Manaus (AM)
Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil indica que a Bacia do Rio Madeira reagiu bem ao período chuvoso e os níveis são consideradas normais para período
Manaus (AM) – Com o início da estação chuvosa em grande parte do Amazonas, observa-se um aumento significativo nos volumes de precipitações sobre diversas bacias monitoradas, com destaque para as localizadas na região noroeste. Em Manaus (AM), o nível do Rio Negro atingiu 18,02 m, segundo informações do 54º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado nesta segunda-feira (30).
“O que podemos observar é uma boa recuperação das bacias localizadas na porção mais ao sul da bacia, dos rios afluentes de margem direita do Solimões, como o Madeira e o Purus”, destacou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB de Manaus, Andre Martinelli.
O Rio Solimões mantém o processo de enchente, com elevações médias diárias de 17 cm nas estações de Tabatinga e Fonte Boa, onde os níveis são considerados normais para o período. Em Itapéua, o rio apresenta um crescimento médio de 19 cm por dia, embora as cotas ainda estejam ligeiramente abaixo da normalidade para a época. Situação semelhante ocorre em Manacapuru, que registra aumentos diários de 17 cm.
Martinelli pontuou que “para as estações monitoradas no Rio Amazonas, bem como em Manaus e em Manacapuru, as cotas permanecem abaixo da faixa de normalidade, mas com bom indicativo de que alcançarão o padrão esperado para a época em um curto prazo”.
“Na próxima semana a previsão é de um acumulado positivo de chuvas em praticamente toda a bacia, o que vai colaborar para a recuperação. No Rio Negro, por exemplo, já se observam níveis na faixa de normalidade”, acrescentou o gerente.
A Bacia do Rio Madeira voltou a subir com maior intensidade em Porto Velho, numa média diária de 30 cm, estando atualmente em 9,68 m. Em Humaitá, o rio também apresentou recuperação, com aumentos médios diários de 12 cm, considerados normais para o período. Na capital, Rio Branco (AC), o nível subiu para 11,03 m e continua na faixa da normalidade.
Os dados atualizados sobre os rios da Bacia do Rio Amazonas podem ser conferidos aqui.
Parceria
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
As informações estão disponíveis na plataforma SACE.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) ganha passeio virtual na plataforma interativa Geo 360º BR
Serviço Geológico do Brasil disponibilizou conteúdos exclusivos sobre os atrativos geoturísticos da região, como rios, cachoeiras, cavernas, cânions, além de sítios paleontológicos e arqueológicos Brasília (DF) – Você sabia que, com apenas alguns cliques, é possível conhecer os atrativos geoturísticos e saber mais sobre as formações geológicas do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais? O passeio virtual pelo parque já está disponível na plataforma interativa Geo 360º BR, do Serviço Geológico do Brasil (SGB)