Retrospectiva 2023: projetos do Serviço Geológico contribuíram para planejamento territorial e prevenção de desastres

27/12/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Programas do SGB contemplaram diversos estados e geraram subsídios importantes para a gestão municipal


O Serviço Geológico do Brasil (SGB) ampliou ações que contribuem para o planejamento territorial e prevenção de desastres. Ao longo de 2023, foram desenvolvidos importantes estudos que atendem às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), além de trabalhos que estão dentro dos programas: Levantamento da Geodiversidade, Fomento ao Geoturismo , e Gestão de Riscos e Respostas a Desastres. O SGB também lançou, neste ano, o Programa Cartas Geomorfológicas Municipais. Mais de 150 municípios foram atendidos, em 2023, por estudos geotécnicos que contribuem para a prevenção de desastres. Foram entregues: 104 Cartografias de Áreas de Risco, mais de 53 Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa, seis Cartas de Perigo Geológico e quatro Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, onde destaca-se a carta destinada ao município de Porto Velho (RO). Já são mais de 1,8 mil cidades atendidas por esses projetos e mais de 138 milhões de pessoas beneficiadas. O SGB também realizou ações emergenciais, atendendo a solicitações, e entregou 14 avaliações técnicas pós-desastres aos municípios, com destaque para Beruri (AM) e de Gramado (RS). Além disso, deu suporte às ações do Ministério Público Federal (MPF) e da Defesa Civil no caso do colapso do solo em Maceió. Desde 2018, o SGB acompanha a situação e realiza estudos.
Após fortes chuvas na Serra Gaúcha, o município de Gramado (RS) foi afetado por deslizamentos e rachaduras. O SGB foi acionado para realizar estudos em áreas atingidas (Foto: SGB) Neste ano, também foi realizada Avaliação Geotécnica de Atrativos Geoturísticos, contemplando: Fernando de Noronha (PE), Morro do Careca em Natal (RN), Serra do Tepequém (RR), Serra da Capivara (PI) e Rondônia. O objetivo desses estudos é garantir a segurança de turistas e trabalhadores que passam pelos atrativos geoturísticos. Para salvaguardar vidas, também iniciou o projeto para instalação de inclinômetros na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Com o intuito de fortalecer a atuação de agentes da defesa civil, na prevenção de desastres, o SGB também realizou cursos de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico em diversos estados, como: São Paulo, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Bahia, além do Distrito Federal.
Em novembro,SGB promove o Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco em Fortaleza (CE)
Outra importante ação foi a participação em treinamento realizado na Alemanha para a ativação e operacionalização do Disaster Charter – plataforma de colaboração mundial, que disponibiliza dados de satélites em situações de emergência causadas por desastres naturais. Além disso, pesquisadores do DEGET foram à China, para intercâmbio de conhecimento e tecnologias voltadas para a Prevenção de Desastres.
O SGB também avançou com as ações para recuperação ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina.
Gestão territorial

Quando o assunto é gestão territorial, o SGB é também uma instituição de referência e desenvolveu ações para ampliar o conhecimento sobre os territórios. Desse modo, contribuiu para revelar potencialidades e limitações, subsidiando políticas públicas. No âmbito do Programa Levantamento da Geodiversidade, o SGB publicou os Mapas da Geodiversidade Litoral Norte do Ceará e Delta da Parnaíba. Também disponibilizou o projeto Geodiversidade Polo de Irrigação de Petrolina de Lagoa Grande. O ano de 2023 foi ainda um marco para os estudos geomorfológicos, com o lançamento do Programa Cartas Geomorfológicas Municipais, que já atendeu 74 municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Fim dos lixões

Em apoio à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o fim dos lixões até 2024, o SGB avançou com os estudos e entregou, neste ano, a Avaliação Técnica de Área Destinada à Implantação de Aterro Sanitário no Município de Barcarena, no Pará. Mais de 70 cidades já foram contempladas com esses estudos do SGB.

Fomento ao Geoturismo

Para estimular o geoturismo e disseminar conhecimento geocientífico, o SGB lançou os sites de Fomento ao Geoturismo do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) e do Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Neste ano, também foi assinado – com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover o geoturismo no Parque Nacional de Jericoacoara (CE). A iniciativa contemplará ações previstas no Programa de Fomento ao Geoturismo.

Levantamentos geoquímicos

O SGB ampliou o mapeamento geoquímico do território brasileiro - que caracteriza o meio ambiente por meio do estudo de variação de elementos químicos – com ações como: Levantamento Geoquímico Ambiental da Bacia do Rio Parauapebas (PA). Neste ano, também foi lançado o Atlas Geoquímico de São Paulo.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Municípios do Rio Grande do Sul recebem ação emergencial para mapeamento de áreas de risco

Estudo do Serviço Geológico do Brasil para prevenção de desastres atenderá 93 cidades até 2025 e beneficiará mais de 3,8 milhões de pessoas  

18/10/2024

51º CBG: estudo do Serviço Geológico do Brasil destaca potencial mineral das argilas nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha

Trabalho visa otimizar a uso dos recursos naturais e consequente redução do impacto ambiental nas regiões

17/10/2024

51° CBG: Serviço Geológico do Brasil apresenta Informe de Recursos Minerais sobre a Província do Tapajós

Durante evento, outros temas destacados foram sobre levantamento geoquímico e geologia médica

16/10/2024