Projetos sobre minerais críticos e estratégicos são apresentados ao Governo de Goiás

09/09/2025 às 19h25
Ouvir Notícia

Iniciativas desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil têm sido compartilhadas em reuniões com representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do estado

                                                                                                                              Foto: Reprodução/internet

 

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem intensificado o diálogo com o Governo de Goiás para a construção de parcerias estratégicas no setor de minerais críticos e estratégicos. Nesta quarta-feira (3), pesquisadores do SGB se reuniram com representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do estado. A reunião para apresentar o Programa de Aerogeofísica foi um desdobramento de encontro inicial realizado no final de agosto. 

“É mais que uma aproximação institucional, é um movimento estratégico imperativo. Em um cenário geopolítico global de acirrada disputa por recursos essenciais à alta tecnologia, à defesa e à transição energética, a sinergia entre a expertise técnico científica do SGB na identificação e mapeamento do potencial geológico e as diretrizes do governo estadual é fundamental”, enfatizou o superintendente Regional de Goiânia (SUREG-GO), Marcelo Rosa. 


Durante o encontro, o SGB apresentou os levantamentos aerogeofísicos, ressaltando a importância desse trabalho para identificar áreas com potencial mineral. O chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica do SGB, Iago Costa, recordou que Goiás já foi atendido em anos anteriores pelo projeto do SGB: “O êxito de um programa de aerogeofísica ambicioso, como o conduzido atualmente pelo SGB, só é possível por meio de uma ampla parceria com os entes estaduais. No caso de Goiás, entre 2004 e 2006, foram realizados cinco levantamentos aerogeofísicos, cobrindo aproximadamente 170 mil km². Mas o trabalho está longe de acabar. Novas regiões ainda precisam ser mapeadas e tecnologias aerogeofísicas mais modernas estão prontas para serem aplicadas”.

                                                                                                                             Foto: Reprodução/internet

 

Na primeira reunião entre o SGB e a Secretaria, foi apresentado o portfólio de projetos em andamento no estado, destacando o Projeto de Avaliação do Potencial de Terras Raras, coordenado pela pesquisadora Lucy Takehara, além das iniciativas de mapeamento geológico do Arco Magmático de Goiás – setores Norte e Sul, com potencial para cobre, ouro, níquel, terras raras, potássio e fosfato – e no Sudeste goiano. Também foi apresentada a possibilidade de cooperação em um futuro levantamento aerogeofísico no território do estado.

Essa aproximação institucional abre oportunidades para parcerias estratégicas, conforme destaca o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia, Jônatas Carneiro: “Inicia-se um ciclo de conversas que pode culminar no apoio do Estado de Goiás para com as iniciativas desenvolvidas pelo SGB no estado”.

O superintendente Marcelo Rosa ressalta que a “articulação catalisa a prospecção e o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais de Goiás, fortalece a autonomia e a competitividade do Brasil na geopolítica dos minerais, garantindo o suprimento estratégico e fomentando o desenvolvimento regional e nacional”.

 

Larissa Souza 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil avança na elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Rio Branco (AC)

Pesquisadores realizam, até quinta-feira (11), a segunda fase do mapeamento de áreas de risco na capital acreana

09/09/2025

Brasil terá Centro Científico e Cultural, no Rio de Janeiro

O Serviço Geológico do Brasil e a Petrobras oficializam o início das obras no dia 19 de setembro

08/09/2025

Blumenau (SC) terá Plano Municipal para Redução de Riscos

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades apresentaram, nesta sexta-feira (5), o trabalho ao município

05/09/2025