Pesquisador do SGB apresenta palestra sobre estudos geoeconômicos estaduais no Recife

11/04/2025 às 15h43
Ouvir Notícia

Evento sobre mineração foi promovido pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco

Divulgação/SGB

Recife (PE) – O pesquisador em geociências da Superintendência Regional de Recife do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Gustavo Alexandre Silva, apresentou a palestra intitulada "Estudos Geoeconômicos Estaduais" durante o evento "Vogalizando a Mineração em Pernambuco", promovido pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e realizado nesta quinta-feira (10). Neste ano, o tema foi “Agregados da Construção Civil – Substância Estratégica: Informações Técnicas e Científicas”.

Em sua apresentação, Silva destacou a importância do conhecimento geoeconômico no setor mineral, especialmente para subsidiar os empresários com informações essenciais à tomada de decisão em relação a investimentos. Além disso, abordou os diferentes segmentos da cadeia produtiva da mineração, cuja caracterização integra os estudos realizados. “Os benefícios vão desde o incremento nas descobertas de novos depósitos minerais até o aumento da arrecadação fiscal pelo estado, passando pelo crescimento na geração de emprego e renda”, ressaltou.

Segundo o pesquisador, o principal objetivo dos estudos é aprimorar a caracterização econômica do setor mineral nas diferentes unidades da Federação.

Divulgação/ SGB

Durante o encerramento, a superintendente do SGB em Recife, Hortência Assis, destacou a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, que já resultou na atualização do mapa geológico e do mapa de recursos minerais do estado. Ela também mencionou a importância do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo), ressaltando os projetos em andamento na área de recursos minerais, conduzidos pelo SGB em território pernambucano.

O encontro contou ainda com palestras sobre a importância dos agregados na mineração e sobre práticas sustentáveis. Também estiveram presentes, representando o SGB, o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Felipe da Cruz Lima, e a pesquisadora em geociências Ludmila Bernardo Farias Pereira.

Paulo Leite
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Negro pode registrar cota mínima em torno de 18 m em 2025, segundo projeções do Serviço Geológico do Brasil

Nota técnica indica que a cota deve permanecer entre 60 e 85 dias abaixo de 20 m

17/09/2025

Projeto Ouro Brasil do SGB é destaque em missão técnica na Colômbia

Pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil apresentaram resultados dos trabalhos e fortaleceram cooperação com o Serviço Geológico Colombiano

17/09/2025

Aviso de pauta: SGB e Petrobras lançam primeiras ações para as obras do Centro Científico e Cultural da Urca, no Rio de Janeiro

Evento ocorre nesta sexta-feira (19), às 15h, no Museu de Ciências da Terra

16/09/2025