PDAC 2025: Serviço Geológico do Brasil reforça posição global do país com novas iniciativas no setor mineral
PDAC 2025: Serviço Geológico do Brasil reforça posição global do país com novas iniciativas no setor mineral
Evento é uma oportunidade para fortalecer parcerias internacionais e acompanhar as inovações que estão transformando o setor
Brasília (DF) - Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estarão presentes na Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2025), que ocorrerá de 2 a 5 de março, em Toronto, no Canadá. Dentre os destaques que serão abordados estão o lançamento de dados geoquímicos do lítio, a ampliação dos levantamentos aerogeofísicos e informações sobre a Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M).
Para o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, a participação do SGB no PDAC é estratégica, para fortalecer a presença do país no cenário global da mineração, promovendo as riquezas minerais e abrindo oportunidades de investimento: “O SGB desempenha um papel fundamental na valorização do conhecimento geocientífico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Estar no PDAC significa ampliar parcerias, atrair investimentos e reforçar o compromisso do Brasil com a inovação e a transparência na mineração”.
Já o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, ressalta que o PDAC também é uma oportunidade para mostrar as produções científicas: “O evento nos permite apresentar o potencial mineral brasileiro e acompanhar as inovações que estão redefinindo o setor. É uma ocasião para compartilhar nossas iniciativas em temas como transição energética, desenvolvimento de minerais estratégicos e críticos, e sustentabilidade, reforçando o compromisso do SGB com o futuro do setor mineral", enfatizou.
Lançamentos no PDAC
O SGB lançará a terceira edição da publicação Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil (An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil). O material apresenta um panorama dos depósitos minerais e recursos do país, além de informações sobre o potencial geológico de diversas províncias minerais.
Também será divulgada a edição 2025 da publicação Mapas de Prospectividade de Áreas Selecionadas do Brasil (Prospectivity Maps of Selected Areas from Brazil), consolidando cinco anos de experiência na produção de mapas de favorabilidade mineral.
Novos dados geoquímicos para a região do Vale do Lítio (MG)
No evento, o SGB irá apresentar novos dados geoquímicos referentes à Região Leste de Minas Gerais, conhecida como Vale do Lítio. A pesquisa utilizou sedimentos de corrente e concentrados de minerais pesados, métodos amplamente reconhecidos em projetos de prospecção mineral e geoquímica ambiental.
Espaço brasileiro
O SGB estará presente no estande do “Brasil Pavilion”, ponto central da mineração brasileira no PDAC. No local, estará disponível para o público o Mapa de Províncias com Depósitos Minerais Selecionados do Brasil – um conjunto de três mapas com a cobertura dos aerolevantamentos de geofísica, dos levantamentos de geoquímica prospectiva e dos dados de mapeamento geológico disponibilizados pelo SGB.
Também estarão disponíveis informações sobre a Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M). A equipe de pesquisadores estará à disposição para explicações sobre os dados apresentados aos visitantes.
Nos dias 3 e 4 de março, pesquisadores do SGB juntamente com representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) realizarão palestras sobre temas como: Principais Ambientes Geológicos para Minerais Críticos e Estratégicos – Oportunidades para as Próximas Ofertas Públicas; Segurança Jurídica da Disposição de Rejeitos e a evolução da Gestão de Barragens e Pilhas de Mineração no Brasil; e a publicação publicação “Overview of Brazil’s Critical Minerals Potential”.
Leilão de caulim, do Rio Capim (PA)
O SGB levará informações sobre o leilão do depósito de caulim do Rio Capim, localizado no município de Ipixuna do Pará (PA), que ocorrerá no dia 25 de março, na sede do SGB, em Brasília. O ativo minerário tem potencial de cerca de 790 milhões de toneladas de recursos e é reconhecido internacionalmente pela qualidade e pureza.
A expectativa é que, na fase inicial do contrato, o vencedor do certame invista até R$ 10 milhões em novas pesquisas minerais na área. Também levará informações sobre os ativos de níquel e cobalto de Morro do Engenho e Santa Fé previstos para serem leiloados até o final de 2025.
O leilão será realizado via Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República. Veja mais informações aqui.
Comitiva SGB
O SGB será representado no PDAC 2025 pelos pesquisadores: Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais; Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM); Marcos Ferreira, assessor da DGM; Maurício Pavan, coordenador executivo da DGM; Guilherme Ferreira, chefe da Divisão de Geologia Econômica (DIGECO); Daliane Eberhardt, chefe da Divisão de Geoquímica (DIGEOQ); e Marlon Hoelzel, da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT).
A participação no PDAC 2025 é coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), com o apoio do SGB, Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Brazil – Canada Chamber of Commerce (BCCC) de Toronto.
Acesse aqui o hotsite do PDAC 2025 desenvolvido pelo SGB.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br