PDAC 2024: Publicação especial do SGB sobre minerais críticos e Plataforma do Mapeamento Geológico foram destaque no Brasil Pavilion
PDAC 2024: Publicação especial do SGB sobre minerais críticos e Plataforma do Mapeamento Geológico foram destaque no Brasil Pavilion

Lúcia Travassos é pesquisadora do SGB desde 1996 (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
Produtos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que oferecem o panorama do conhecimento geológico e a potencialidade mineral do país, foram destaque no Brasil Pavilion, no PDAC (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada). O evento, que se encerrou na quarta-feira (6), reuniu mais de 30 mil pessoas, com representantes de 130 países.
Ao longo dos quatro dias, a equipe do SGB recebeu no pavilhão brasileiro profissionais que atuam no setor mineral em diversas partes do mundo, com o objetivo de apresentar produtos que destacam as potencialidades do Brasil. Além disso, foi realizada uma agenda de reuniões com representantes de serviços geológicos de vários países para dialogar sobre linhas de atuação técnicas e discutir possibilidades de parcerias interinstitucionais, visando à troca de expertise técnica em temas variados, incluindo modelagem mineral com foco em minerais críticos para transição energética.
“Estamos demonstrando, com muita propriedade, o potencial e oportunidades no país, e a importância dos produtos técnicos que desenvolvemos no SGB" destacou a assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) Lúcia Travassos.
Os pesquisadores do SGB apresentaram a segunda edição da publicação especial “An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil/Panorama do Potencial de Minerais Críticos e Estratégicos do Brasil” e a Plataforma de Mapeamento Geológico, lançada durante o PDAC. Lúcia, uma das responsáveis pela coordenação da plataforma, destaca: “Essa é uma ferramenta muito importante que estamos disponibilizando ao público. É uma plataforma interativa que permite acesso a todos os produtos do mapeamento geológico no Brasil, além do nosso programa de trabalho de 2024 e as perspectivas para os próximos 10 anos”.
No Brasil Pavilion, Lúcia apresentou a Plataforma para o público (Foto: Pablo Peixoto/SGB)
A assessora da DGM participou da agenda de reuniões com diversas instituições e enfatiza que a atuação do SGB se equipara a de outros países: “Como representantes do Serviço Geológico do Brasil, podemos nos orgulhar da nossa atuação, pois estamos em equivalência com grandes serviços geológicos de referência. Certamente, cada país possui suas especificidades, e é necessário nos aprimorarmos continuamente. Contudo, temos demonstrado em todos os fóruns que participamos o quanto o SGB é importante e estratégico para o desenvolvimento do país e do setor mineral brasileiro. E isso não foi diferente nesta edição do PDAC", disse Lúcia.
Lúcia Travassos é geóloga, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado em geotectônica e evolução crustal pela UFPA, em parceria com a Universidade de Ciências de Montpellier. Desde 1996 é pesquisadora do SGB. Já atuou em diversos projetos geológicos na Amazônia, foi gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Belém (PA), e esteve à frente do Departamento de Geologia do SGB até 2022, sendo responsável pela coordenação nacional de programas de mapeamento geológico e de geologia básica. Atualmente é assessora da DGM atuando em áreas estratégicas, como planejamento estratégico, balanço social e programas técnicos.
Site SGB-PDAC
O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que foram destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.
Missão brasileira
Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participaram da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorreu até 6 de março, em Toronto, Canadá.
O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 foi apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e exposição de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.
O SGB foi representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maisa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.
Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br