PDAC 2024: oportunidade para conhecer novas tecnologias geofísicas
PDAC 2024: oportunidade para conhecer novas tecnologias geofísicas

A pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Michelle Cunha Graça avalia como uma ótima oportunidade para conhecer novas tecnologias geofísicas, fazer novos parceiros e fortalecer a Geofísica do Serviço Geológico do Brasil. Trata-se do maior evento do mundo no setor mineral, o PDAC 2024, que ocorre entre 3 e 6 de março em Toronto, no Canadá.
Para ela – que está representando a Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, na viagem – é muito importante estarmos cientes de novos equipamentos geofísicos, softwares, assim como de novas vertentes de pesquisa no mundo. “O PDAC é um evento excelente, que propicia muitas oportunidades científicas, de parceria e de conhecimento no universo da pesquisa mineral”, enfatizou.
Michelle Cunha Graça é geofísica, mestra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a University of Liverpool (Inglaterra) e doutoranda pela UERJ, em parceria com a Université de Strasbourg (França). Desde 2013, atua no SGB, inicialmente na Residência de Rondônia. A partir de 2018, passou a atuar na Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, no Rio de Janeiro.
Missão brasileira
Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participam da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorre entre 3 e 6 de março, em Toronto, Canadá.
O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 é apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e apresentação de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.
O SGB é representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores-executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir Costa da Conceição; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.
Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br