Museu de Ciências da Terra destaca acessibilidade na 18ª Primavera de Museus

27/09/2024 às 19h06
 | Atualizado em: 27/09/2024 às 20h23
Ouvir Notícia

A programação especial ocorre neste sábado (28), no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação SGB

Rio de Janeiro (RJ) - O Museu de Ciências da Terra (MCTer) tem programação especial durante a 18ª Primavera de Museus, evento  promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema "Museus, acessibilidade e inclusão", a edição de 2024 busca ampliar o acesso ao público, garantindo a participação de todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

O geólogo Tomás de Miranda Lisboa, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que integra a equipe do MCTer, destacou a importância da acessibilidade no evento. "Nossa proposta foi trazer uma exposição tátil para atender pessoas com deficiência visual. Selecionamos amostras de rochas, fósseis e minerais que as pessoas podem tocar e observar as diferentes texturas e pesos. Queremos que todos tenham a chance de explorar esses elementos, sem medo de danificar as peças", explicou.

Foto: Divulgação SGB

Três tendas foram montadas na área externa do museu, com atividades temáticas para o público. Neste sábado (28), serão oferecidas oficinas na biblioteca infantil, com contação de histórias sensoriais e uma sessão de cinema adaptada para pessoas do espectro autista, conhecida como "Sessão Azul".

Para o público infantil, haverá atividades no Espaço Pequenos Cientistas, com livros, desenhos para colorir e uma caixa interativa onde as crianças poderão cavar e encontrar fósseis. Na programação também foi montada uma tenda dedicada à paleontologia, onde será possível conhecer como se tornar um paleontólogo, e outra que aborda o ciclo das rochas, com experiências táteis de minerais e fósseis. "Trouxemos fósseis da Bacia do Araripe, internacionalmente reconhecidos pela preservação excepcional, além de réplicas de outras espécies que ilustram a evolução da vida na Terra", acrescentou Tomás.

O professor Rogério Mafra, do Instituto Benjamin Constant,  elogiou a iniciativa: “Nós já conhecíamos o museu e sempre trazemos turmas aqui. E essa experiência foi maravilhosa, porque aqui os alunos puderam tocar, sentir e brincar. Essa experiência é impagável. O museu está de parabéns, e seria maravilhoso levar essa experiência de acessibilidade também para dentro do museu”, ressaltou.

Serviço:
Museu de Ciências da Terra  
Av. Pasteur, 404 – Urca / RJ  
Datas: 25 a 28 de setembro  
Horário: 10h às 16h  
Atividades gratuitas, com vagas limitadas para as oficinas do dia 28

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Projetos do Serviço Geológico do Brasil visam ampliar desenvolvimento sustentável de Roraima

Diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, participou de reuniões e manifestou apoio para futuras parcerias

21/12/2024

Diretor-presidente do SGB participa de homenagem da Assembleia Legislativa de Roraima 

O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, destacou ações da empresa no estado nesta sexta-feira (20)

20/12/2024

Chuvas no Acre: começa operação para intensificar monitoramento dos rios e prever inundações

Nesta sexta-feira (20), o Serviço Geológico do Brasil inicia o envio de boletins com dados sobre os rios da bacia, atendendo os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco  

20/12/2024