Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

15/04/2025 às 15h01
Ouvir Notícia

O trabalho cadastrou ocorrências conhecidas e revelou novos recursos, como indícios de minério de ferro, cobre e minerais da construção civil

Divulgação/SGB

Alagoas (AL) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas, que reúne informações de seis cartas geológicas e abrange uma área de 12.267 km² nos estados de Alagoas e Pernambuco. A publicação representa um avanço no conhecimento sobre a geologia e os recursos minerais da região.

O mapa integra as folhas Sirinhaém (PE), Rio Largo (AL), Porto Calvo (AL), São Miguel dos Campos (AL), Maceió (AL) e Piaçabuçu (AL). Também estão disponíveis informações e dados que permitem análises geoespaciais e apoiam ações de planejamento e gestão territorial.

Durante os levantamentos, foram caracterizadas unidades geológicas do embasamento cristalino Pré-Cambriano e das bacias sedimentares de Alagoas e de Pernambuco, formadas a partir da abertura do Oceano Atlântico Sul. O trabalho identificou, ainda, ocorrências minerais conhecidas — como calcário, água mineral, petróleo, sal-gema e turfa — e revelou novos recursos, como indícios de minério de ferro, cobre e minerais utilizados na construção civil.

Imagens aerogeofísicas e levantamentos geoquímicos ajudaram a preencher lacunas e aprimorar a avaliação do potencial mineral da região. As áreas de Sirinhaém, Porto Calvo e Maceió se destacam pelo patrimônio geológico, com valor científico e cultural, reforçando a proposta de criação do Geoparque Litoral Sul de Pernambuco.

Principais resultados
Entre os principais resultados do projeto estão a produção de seis mapas geológicos inéditos e a elaboração de um mapa regional, disponível aqui. Houve um avanço significativo no conhecimento geológico da região, com delimitação mais precisa dos limites das bacias sedimentares e identificação de novos recursos minerais. Os dados foram disponibilizados em formatos compatíveis com Sistemas de Informação Geográfica (SIG), o que facilita pesquisas, a gestão territorial e a formulação de políticas públicas. Além disso, o trabalho estimula a atração de investimentos, contribui para o desenvolvimento local e apoia o planejamento governamental.

Importância

A publicação oferece uma base técnica essencial para impulsionar a pesquisa mineral, atrair investimentos e fortalecer o setor mineral. Com dados atualizados e precisos, o projeto contribui para o desenvolvimento econômico e social da região, além de apoiar ações de preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Veja aqui mais informações sobre o Mapa Geológico do Projeto Geologia e Potencial Mineral da Bacia Alagoas. 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025