Mina de cobre Caraíba tem importância histórica e científica
Mina de cobre Caraíba tem importância histórica e científica
Pesquisadores criam documento de referência para projetos de mineração
Rio de Janeiro (RJ) – O artigo "The Archean-Paleoproterozoic structural evolution of the Caraíba Cu-Deposit, northern São Francisco Craton, Brazil: A historical review of its understanding coevally with the development of a high-risk mining Project", publicado no Journal of the Geological Survey of Brazil pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), aborda o controle estrutural das jazidas de cobre da Mina Caraíba, localizada no estado da Bahia.
A pesquisa identificou padrões de deformação e metamorfismo responsáveis pela concentração do minério, fornecendo informações fundamentais para o planejamento da exploração.
O estudo sobre a Mina de Caraíba atualizou e ampliou o conhecimento acadêmico, bem como contribuiu para novas pesquisas sobre depósitos de cobre no Vale do Curaçá. Com as informações sobre a formação dessa jazida, os pesquisadores criaram um documento de referência para futuros projetos de mineração e exploração mineral.
A pesquisa contou com a participação do professor de Geologia Estrutural da Universidade de Brasília (UnB) Luiz José Homem D´El-Rey Silva, com apoio do pesquisador do SGB André Menezes Saboia, que ajudou a revisar e atualizar o contexto geotectônico da região de Caraíba.
Mina Caraíba
Localizada no Vale do Rio Curaçá, na Bahia, a Mina de Cobre Caraíba foi uma das operações mais importantes para a mineração de cobre no Brasil. Desde a década de 1970, a mina desempenhou um papel estratégico no desenvolvimento industrial do país, principalmente durante a crise do petróleo, quando o Brasil buscava reduzir sua dependência de importações.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br