Maranhão ganha sede do Serviço Geológico do Brasil

19/12/2022 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Dentre os projetos, estão previstas parcerias com instituições públicas para fomentar o conhecimento em hidrogeologia da Bacia Sedimentar do Meio Norte
Na solenidade, o diretor-presidente  do SGB, Cassiano Alves, descerra a placa inaugural

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) inaugurou, na última terça-feira (13), sua primeira unidade em São Luís (MA). A ação reforça o compromisso da instituição de gerar e disseminar conhecimento geocientífico na região. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente do SGB, Cassiano Alves; da chefe de Gabinete, Izabela Giffoni; do assistente da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), Vinicius Novaes; dos colaboradores Herculys Castro, Cipriano Oliveira e Daniel Mouco; além de autoridades locais.
Cassiano Alves, na ocasião, agradeceu a presença de todos e reiterou a importância de um escritório do SGB na região:"a gente tem a perspectiva, de uma expansão estratégica em alguns estados onde vislumbramos projetos favoráveis ao Serviço Geológico do Brasil, ao Estado e à sociedade; e São Luís foi caracterizada como um ponto estratégico”, explicou o diretor aproveitando, também, o momento para fazer um agradecimento especial a dois idealizadores do novo núcleo: o ex diretor-presidente do SGB, Esteves Colnago; e Antônio Bacelar, que atua na Residência de Teresina (RETE).
De acordo com Gilberto Pereira, chefe RETE - unidade à qual o núcleo maranhense é vinculado -, “a instalação expressa o reconhecimento e a relevância do núcleo para o desenvolvimento e crescimento geocientífico no país”. Ele salientou que um dos objetivos é fortalecer as atividades integradas do SGB com entidades públicas e privadas estaduais.
Entre as perspectivas estão parcerias com órgãos federais já instalados na região, como a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). “O Serviço Geológico do Brasil, com o seu conhecimento da Bacia Sedimentar do Meio Norte, poderá complementar, com informações das instituições, projetos que poderão ser desenvolvidos nesta bacia, envolvendo o estado do Maranhão”, complementou.
Gilberto destacou, ainda, a atuação no monitoramento dos níveis de cheia do rio Itapecuru, compreendendo as cidades Caxias, Coroatá e Itapecuru- Mirim. No Maranhão, o SGB já desenvolve atividades como coleta de dados para a rede hidrometeorológica nacional - especificamente nas bacias dos rios Itapecuru, Mearim e Grajaú -; executa projetos de cartografia geológica de detalhe e prospecção mineral; mapeamento de áreas de risco; deslizamento; e enxurradas; além de estudos de áreas para implantação de aterros sanitários.
Para o futuro próximo, Pereira avalia um possível convênio com o governo estadual para a atualização do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS). O banco de dados armazena informações hidrogeológicas de todos os poços perfurados no estado. “Nesse banco de dados, constam, atualmente, informações de 6 mil poços. A ideia é que, nos próximos quatro anos, a gente alcance a meta de 30 mil poços”.
Diretor-presidente do SGB, Cassiano Alves

Composição do Núcleo de Apoio em São Luís

O novo escritório do Serviço Geológico do Brasil em São Luís (MA) contará com o apoio de 20 colaboradores, sendo 11 de modo presencial. O espaço tem cerca de 132 m², e está localizado na Rua Oswaldo Cruz, nº 1618, Ed. Sede Órgãos Regionais do Ministério da Fazenda - Canto da Fabril.
Estiveram presentes na cerimônia: Fabio Penha Gonzalez, procurador-chefe da Fazenda Nacional do Maranhão; Franklin Jorge Silva dos Santos, superintendente do Patrimônio da União no Maranhão; Lauro Carvalhal, gerente regional de administração do Ministério da Economia no estado do Maranhão; Carlos Eduardo Pereira França, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e delegado da Receita Federal na capital maranhense; e Karine Braga, gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Da esquerda pra direita: Michelle Araújo, Franklin do Santos,  Lauro Carvalhal, Fabio Gonzalez; Cassiano Alves, Izabella GIffoni, Daniel Mouco, Vinícius Novaes, e Cipriano Oliveira

Maria Alice dos Santos
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) Ministério de Minas e Energia imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB fará consulta pública para Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais

Planejamento foca em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, considerando um ciclo de 10 anos

25/04/2025

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025