Mapas geológico e hidrogeológico são entregues ao governo do Amapá

12/06/2024

Produtos visam fomentar o desenvolvimento regional e apoio às políticas locais 



Foto: Divulgação/SGB

Macapá (AP) - Na segunda-feira (10), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou de evento em comemoração da Semana do Meio Ambiente, em Macapá (AP), atendendo a convite dos secretários de governo de Ciência e Tecnologia (SETEC), Edivan Soares, e de Mineração, Jotávio Gomes.

Na ocasião, o SGB entregou aos secretários o Mapa Geológico do Estado do Amapá e o Mapa Hidrogeológico do Estado do Amapá. De acordo com o superintendente de Belém, Homero Melo Junior, essa entrega é fundamental para o governo do estado, pois os mapas visam fomentar o desenvolvimento regional.  

“O objetivo do mapa geológico é justamente apontar para as regiões mais favoráveis para a exploração dos recursos minerais e, com base nisso, buscar investimentos na iniciativa privada para realizar a mineração sustentável”, explicou Melo Junior.

Já o mapa hidrogeológico é importante para a gestão dos recursos hídricos e para o abastecimento público. “Então, esse mapa vai fornecer subsídios para o governo do estado, assim como para a companhia de abastecimento público, prestarem um melhor serviço para a sociedade e fazerem uma gestão otimizada dos recursos hídricos locais”, informou o superintendente.

O evento, realizado no auditório do Museu Sacaca, contou ainda com uma programação de apresentações realizadas por pesquisadores do SGB, que esteve representado pela assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, Lúcia Travassos; pelo superintendente de Belém, Homero Melo Junior; pela gerente de Geologia e Recursos Minerais de Belém, Regina Célia Silva; pelo chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração, Valmor Freddo; pelo coordenador executivo da DHT, Thiago Feijó; e pelos pesquisadores da Superintendência de Belém, Bruce Chiba e Fhabio Pinheiro.

As apresentações realizadas pela equipe técnica do SGB enfocaram temas variados, abordando o conhecimento geológico e hidrogeológico no estado do Amapá e as plataformas e sistemas geocientíficos do SGB.

Também participaram do encontro representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Mapa Hidrogeológico do Amapá

O primeiro mapa estadual do Amapá, que faz parte do Projeto Disponibilidade Hídrica do Brasil, oferece informações sobre a distribuição, movimento e qualidade dos recursos hídricos que estão abaixo da superfície. É possível saber detalhes sobre os tipos de rochas que armazenam essas águas, além de estimativas das reservas, classificadas conforme a capacidade para fornecimento de água.

O mapa também traz encartes complementares, com informações relevantes, como a situação dos poços cadastrados e a condutividade elétrica das águas (indicando a qualidade). Esse encarte também apresenta pluviometria e capacidade de infiltração da água, indicando melhores zonas de recarga, além de dados inéditos sobre estimativa de volumes anuais produzidos e vulnerabilidade natural à contaminação dos aquíferos.

O mapa serve como base para implementação de gestão dos recursos hídricos subterrâneos, dando subsídios para que sejam adotadas medidas necessárias para o uso sustentável dessas águas – que são uma importante fonte de abastecimento, especialmente em regiões que enfrentam crise hídrica.

Além disso, pode contribuir para identificação de zonas de atenção e/ou restrição, pois indica o volume anual produzido, densidade de poços e dados sobre a qualidade das águas subterrâneas, bem como auxilia na tomada de decisões para o desenvolvimento de projetos relacionados a infraestrutura e empreendimentos, levando em consideração os impactos potenciais sobre os aquíferos.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil forma mais de 2 mil pessoas em prevenção e desastres no primeiro semestre de 2024

Cursos de capacitação foram ofertados nas modalidades presencial e online

19/07/2024

Brasileiros sentem tremor após terremoto no Chile

Abalo sísmico, de magnitude 7.4, ocorreu na noite de quinta-feira (18) e atingiu região próxima à fronteira do Chile e da Bolívia

19/07/2024

Bacia Amazônica segue com vazantes e rios com níveis baixos para o período

Boletim do SGB mostra que os rios localizados na parte centro-sul são os mais afetados pela seca

18/07/2024