Mapas geológico e hidrogeológico são entregues ao governo do Amapá

12/06/2024 às 20h18
 | Atualizado em: 12/06/2024
Ouvir Notícia

Produtos visam fomentar o desenvolvimento regional e apoio às políticas locais 



Foto: Divulgação/SGB

Macapá (AP) - Na segunda-feira (10), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou de evento em comemoração da Semana do Meio Ambiente, em Macapá (AP), atendendo a convite dos secretários de governo de Ciência e Tecnologia (SETEC), Edivan Soares, e de Mineração, Jotávio Gomes.

Na ocasião, o SGB entregou aos secretários o Mapa Geológico do Estado do Amapá e o Mapa Hidrogeológico do Estado do Amapá. De acordo com o superintendente de Belém, Homero Melo Junior, essa entrega é fundamental para o governo do estado, pois os mapas visam fomentar o desenvolvimento regional.  

“O objetivo do mapa geológico é justamente apontar para as regiões mais favoráveis para a exploração dos recursos minerais e, com base nisso, buscar investimentos na iniciativa privada para realizar a mineração sustentável”, explicou Melo Junior.

Já o mapa hidrogeológico é importante para a gestão dos recursos hídricos e para o abastecimento público. “Então, esse mapa vai fornecer subsídios para o governo do estado, assim como para a companhia de abastecimento público, prestarem um melhor serviço para a sociedade e fazerem uma gestão otimizada dos recursos hídricos locais”, informou o superintendente.

O evento, realizado no auditório do Museu Sacaca, contou ainda com uma programação de apresentações realizadas por pesquisadores do SGB, que esteve representado pela assessora da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, Lúcia Travassos; pelo superintendente de Belém, Homero Melo Junior; pela gerente de Geologia e Recursos Minerais de Belém, Regina Célia Silva; pelo chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração, Valmor Freddo; pelo coordenador executivo da DHT, Thiago Feijó; e pelos pesquisadores da Superintendência de Belém, Bruce Chiba e Fhabio Pinheiro.

As apresentações realizadas pela equipe técnica do SGB enfocaram temas variados, abordando o conhecimento geológico e hidrogeológico no estado do Amapá e as plataformas e sistemas geocientíficos do SGB.

Também participaram do encontro representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Mapa Hidrogeológico do Amapá

O primeiro mapa estadual do Amapá, que faz parte do Projeto Disponibilidade Hídrica do Brasil, oferece informações sobre a distribuição, movimento e qualidade dos recursos hídricos que estão abaixo da superfície. É possível saber detalhes sobre os tipos de rochas que armazenam essas águas, além de estimativas das reservas, classificadas conforme a capacidade para fornecimento de água.

O mapa também traz encartes complementares, com informações relevantes, como a situação dos poços cadastrados e a condutividade elétrica das águas (indicando a qualidade). Esse encarte também apresenta pluviometria e capacidade de infiltração da água, indicando melhores zonas de recarga, além de dados inéditos sobre estimativa de volumes anuais produzidos e vulnerabilidade natural à contaminação dos aquíferos.

O mapa serve como base para implementação de gestão dos recursos hídricos subterrâneos, dando subsídios para que sejam adotadas medidas necessárias para o uso sustentável dessas águas – que são uma importante fonte de abastecimento, especialmente em regiões que enfrentam crise hídrica.

Além disso, pode contribuir para identificação de zonas de atenção e/ou restrição, pois indica o volume anual produzido, densidade de poços e dados sobre a qualidade das águas subterrâneas, bem como auxilia na tomada de decisões para o desenvolvimento de projetos relacionados a infraestrutura e empreendimentos, levando em consideração os impactos potenciais sobre os aquíferos.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

 

Outras Notícias

Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que cota em Ladário (MS) chegou a -59 cm nesta quarta-feira (23)

23/10/2024

Especialistas em prevenção de desastres atuam no Vale do Taquari (RS) para mapeamento de áreas de risco

Serviço Geológico do Brasil realiza ação emergencial nas cidades de Colinas, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza

23/10/2024

SGB é destaque em Congresso com pesquisa sobre a seca do Amazonas de 2023

Décima edição do Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024) foi realizada na Universidade do Minho

23/10/2024