Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima contribui para gestão sustentável dos recursos hídricos

10/11/2025 às 18h27
 | Atualizado em: 10/11/2025 às 18h50
Ouvir Notícia


Produto, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, faz parte do Projeto de Cartografia Hidrogeológica
 

Foto: Divulgação/SGB


Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluiu a elaboração do Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima. Esse é um trabalho importante que apresenta informações sobre as reservas subterrâneas de água e contribui para a gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos. O lançamento do mapa ocorreu durante o 18º Simpósio de Geologia da Amazônia, no Auditório do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O mapa mostra a distribuição dos aquíferos e fornece dados sobre tipos e produtividade, além de incluir informações complementares, como capacidade de infiltração do solo, pluviometria e vulnerabilidade natural dos aquíferos. Esses dados ajudam a identificar áreas que exigem maior atenção do poder público, especialmente em relação à qualidade e contaminação da água.

O chefe do Núcleo de Roraima (NARO) do SGB, Jean Flavio Cavalcante de Oliveira, destaca: "Trata-se de uma ferramenta de extrema importância como subsídio à gestão de águas subterrâneas, bem como de interesse direto de pesquisadores, acadêmicos e estudiosos do tema".

O Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima faz parte do Projeto de Cartografia Hidrogeológica do SGB, que já produziu mais de 20 mapas hidrogeológicos estaduais e nacionais com metodologia própria. Por ano são produzidos em torno de 3 mapas hidrogeológicos estaduais.
Foto: Divulgação/SGB


“Esta entrega é muito importante para o SGB pois chegamos a 17 mapas estaduais entregues e o objetivo é termos todos os mapas estaduais finalizados até o ano de 2030. Somente na região Norte, estamos trabalhando na finalização dos mapas do Tocantins e Pará, restando apenas o estado do Amazonas com entrega prevista para o ano de 2027”, explica o chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração, Valmor Freddo.

O mapa em PDF e os arquivos vetoriais (SIG) encontram-se disponíveis para download no  Repositório Institucional de Geociências (RIGeo).


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Município de São Jerônimo (RS) recebe novas réguas para medir nível do rio Jacuí

Serviço Geológico do Brasil instalou réguas linimétricas na cidade para monitoramento dos níveis por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional

10/11/2025

COP30: SGB assina Carta de Intenções com a ANA e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França 

O documento propõe a realização de ações integradas voltadas à modernização, ampliação e aprimoramento do monitoramento hidrológico no país

10/11/2025

COP30: SGB realiza palestra sobre Inteligência Artificial aplicada à gestão das águas subterrâneas

O pesquisador do SGB Clyvihk Renna Camacho apresentou modelo desenvolvido pelo SGB em conjunto com UFRJ e NASA para o monitoramento de aquíferos

10/11/2025