Mapa destaca áreas promissoras para a mineração de tungstênio no Rio Grande do Norte

18/03/2025 às 15h04
 | Atualizado em: 18/03/2025 às 15h05
Ouvir Notícia

O trabalho faz parte do Projeto Borborema: Avaliação do Potencial Metalogenético de Granitos da Província Mineral do Seridó

Divulgação/SGB

Bodó (RN) - O Mapa de Prospectividade para Tungstênio em Skarns da Área Bodó, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), visa identificar áreas com alto potencial para a ocorrência de tungstênio associado a skarns (rochas) na região de Bodó, no Rio Grande do Norte. A prospectividade mineral é avaliada com base em critérios geológicos, geoquímicos e geofísicos que indicam a presença de condições favoráveis à mineralização de tungstênio.

A área de Bodó está inserida na Província Borborema, especificamente na Província Mineral do Seridó –  região conhecida pela complexa história geológica e por abrigar diversos depósitos minerais, incluindo tungstênio, ouro, ferro e gemas. Os skarns são rochas metamórficas formadas pela interação entre intrusões magmáticas e rochas carbonáticas, frequentemente associadas a mineralizações de metais como o tungstênio.

O mapeamento confirmou o potencial de áreas tradicionalmente mineralizadas com tungstênio, que já são exploradas ou estão em fase de exploração por empresas do setor, além de indicar novas regiões promissoras para pesquisa. Algumas dessas áreas, destacadas no mapa, apresentam índices de prospectividade de alto a muito alto, ou seja, têm maior potencial para a ocorrência de tungstênio.

Dessa forma, o trabalho pode orientar as pesquisas minerais sobre esse recurso, facilitando o planejamento e a tomada de decisões quanto à exploração, reduzindo o risco de investimentos e aumentando as chances de sucesso na prospecção.

Importância econômica

A identificação de áreas prospectivas para tungstênio é fundamental para o desenvolvimento econômico da região, uma vez que este metal é amplamente utilizado em ligas metálicas devido à alta densidade e dureza, ponto de fusão elevado e alta resistência à corrosão. Mapas de prospectividade ajudam a orientar investimentos e definir áreas prioritárias para exploração mineral.

O  estudo faz parte do “Projeto Geologia e Potencial Mineral da Província da Borborema”, que visa ampliar o conhecimento sobre os recursos minerais desta importante província geológica e metalogenética.

Veja o mapa completo aqui.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025

SGB inicia operação do Sistema de Alerta Hidrológico no Rio Mundaú para prevenir enchentes em Alagoas

União dos Palmares e Murici passam a contar com monitoramento 24h durante o período chuvoso, que segue até 12 de agosto

22/04/2025