Leilão de caulim do Rio Capim é debatido durante PDAC 2025

28/02/2025 às 19h36
 | Atualizado em: 05/03/2025 às 20h04
Ouvir Notícia

O ativo minerário possui mais de 790 milhões de toneladas de recursos e é internacionalmente reconhecido por sua qualidade e pureza

Toronto, Canadá – O leilão do ativo minerário de caulim do Rio Capim, no município de Ipixuna do Pará (PA), foi destaque, nesta terça-feira (4), na programação do estande do Brasil na Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) -  maior evento internacional do setor mineral.

“O leilão de ativos minerários de caulim impulsiona a cadeia produtiva desse mineral essencial para setores como papel, cerâmica, tintas e cosméticos”, afirmou Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), durante a apresentação.

Maisa Abram ressaltou também a importância estratégica do certame para o desenvolvimento econômico e industrial do país. “Diante da crescente demanda global por minerais industriais, o depósito do Rio Capim tem potencial para se consolidar como um dos principais polos de produção de caulim no Brasil”. 

 

Potencial do ativo


O ativo minerário possui um potencial estimado de mais de 790 milhões de toneladas de recursos e é amplamente reconhecido no mercado internacional por sua alta qualidade e pureza. A expectativa é que, na fase inicial do contrato, o vencedor do certame invista até R$ 10 milhões em novas pesquisas minerais na região.

Dividido em duas áreas — Bloco Sul e Bloco Norte —, o depósito cobre um total de 10 mil hectares. O leilão representa uma oportunidade estratégica para empresas do setor mineral, com potencial de impulsionar a economia regional, gerar empregos e aumentar as exportações brasileiras, uma vez que o caulim do Rio Capim é altamente valorizado no mercado externo.

Regras para participação no leilão


Podem participar do leilão pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, individualmente ou em consórcio. O contrato será firmado por meio de uma Promessa de Cessão de Direitos Minerários.

A empresa vencedora deverá atender a todas as exigências legais e ambientais, incluindo a obtenção das licenças necessárias junto aos órgãos competentes e o protocolo dos documentos exigidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Veja mais informações aqui.

Acesse aqui o hotsite SGB no PDAC 2025. 

Serviço
Evento: Leilão do ativo minerário de caulim do Rio Capim (PA)
Data: 25/03/2025 (terça-feira)
Horário: 10h
Endereço: 1º Subsolo (S1) do Serviço Geológico do Brasil (SGB) - SBN Quadra 2, Bloco H Ed. Central Brasília - Asa Norte – Brasília (DF)

Veja também: 

 

 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB fará consulta pública para Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais

Planejamento foca em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, considerando um ciclo de 10 anos

25/04/2025

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025