Geóloga visita Uberlândia para avaliar potencial uso do micaxisto como remineralizador de solo
Funcionalidades do Sistema
Geóloga visita Uberlândia para avaliar potencial uso do micaxisto como remineralizador de solo
13/09/2022 às 00h00
| Atualizado em: 01/03/2024

Com o objetivo de comprovar ocorrências de micaxisto e coletar amostras do mineral para avaliar seu potencial uso como remineralizador de solo, a geóloga do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Magda Bergmann, esteve no município de Uberlândia - MG, entre os dias 6 e 8 de setembro. Acompanhada da equipe da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), a geóloga visitou áreas onde foram mapeadas previamente ocorrências de micaxisto. A ação integra os esforços da prefeitura de Uberlândia para consolidar a cidade como Polo Agromineral Verde.
O micaxisto é uma rocha silicática capaz de nutrir o solo, colaborando com o bom desenvolvimento de plantas e vegetais. Magda explicou que já está sendo realizado o georreferenciamento dos locais onde foram encontrados o micaxisto. “O próximo passo é encaminhar as amostras que coletamos para o laboratório, para avaliarmos a composição química e os minerais existentes. Depois, vamos saber o potencial como remineralizador dessas rochas”, avaliou. A geóloga acredita que, em um primeiro momento, a rocha deve concentrar entre 3 a 4% de óxido de potássio (K2O), um índice - segundo Bergmann - considerado muito bom.
Para a conclusão da análise de micaxisto em Uberlândia, o SGB-CPRM e a Companhia de Promoção Agrícola (CAMPO) irão produzir, em conjunto, um relatório técnico com o perfil geológico de cada área, bem como a caracterização e potencial de uso do micaxisto como remineralizador de solo.
Amanda Rosa
Assessoria de Comunicação Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@cprm.gov.br