Especialistas em prevenção de desastres se reúnem para debater desafios e estratégias

04/10/2024 às 18h16
 | Atualizado em: 04/10/2024 às 20h50
Ouvir Notícia

IV Encontro Nacional de Desastres será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 8 e 11 de outubro com a presença de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil

Brasília (DF) – Na próxima semana, especialistas da área de desastres associados à água se reúnem no 4º Encontro Nacional de Desastres (IV END). O evento ocorre entre os dias 8 e 11 de outubro em Curitiba (PR), com a participação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB).  Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o evento tem como tema: Cidades Resilientes Frente aos Eventos Extremos Associados às Mudanças Climáticas. 

Mais de 20 pesquisadores do SGB estarão no encontro para apresentar estudos nas áreas de hidrologia e gestão territorial. “Os trabalhos envolvem análises de dados hidrológicos observados e previstos em eventos extremos, modelagem hidrológica, mapas de risco, e análises dos impactos deste eventos às populações. Em termos regionais, daremos destaque aos eventos de cheia observados no Rio Grande do Sul neste ano, e a seca na Bacia do Rio Amazonas no ano passado, que se estende para este ano”, explica a pesquisadora em geociência Luna Gripp, membro da comissão organizadora do evento e presidente da Comissão Científica. 

Os pesquisadores do SGB se apresentarão em sessões com os temas: Mudanças Climáticas e Desastres; Inundações Graduais e Bruscas; Monitoramento aplicado a Desastres; Sistemas de Alerta; Gestão de Riscos e de Desastres; e Estiagens e Secas. Além disso, na quinta-feira (10), o pesquisador Marcus Suassuna participará de mesa redonda com o tema "Secas no Brasil no Contexto das Mudanças Climáticas". Na mesma data, a pesquisadora Luna Gripp – que faz parte do Comitê Pró-Equidade e Diversidade do SGB e da Rede de Mães Geocientistas da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (Rede GeoMamas/ABMGeo) – fará palestra sobre “Diversidade, Equidade e Inclusão - Caracterização do END”. 

Luna Gripp reforça que o SGB atua em todo o país desenvolvendo projetos diretamente relacionados à proposta do evento, que é ampliar a compreensão e previsão de eventos extremos diante da intensificação de processos naturais associados às mudanças climáticas. “O Serviço Geológico do Brasil encontra-se amplamente envolvido, através de diversas áreas de atuação. Seja por seu papel de gerar informações geocientíficas de qualidade, que dá base a todo o desenvolvimento geocientífico nacional, seja por sua forte atuação como órgão que dissemina essas informações e conecta os mais diversos setores ligados à minimização dos impactos associados aos eventos extremos”, ressaltou a pesquisadora. 

Confira a programação completa.

Comitiva do SGB no IV END

A comitiva do SGB no 4º Encontro Nacional de Desastres é formada pelos pesquisadores (as) e técnicos (as): Andrea Germano, chefe do Departamento de Gestão Territorial; Emanuel Duarte Silva, chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada; Artur Matos, coordenador nacional do Sistema de Alerta Hidrológico; Franco Buffon, superintendente Regional de Porto Alegre (Sureg-PA); Marcia Pedrollo, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-PA; Mariane Brumatti, chefe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA); Caluan Capozzoli; Cristiane de Melo; Erico Lima; Fábio Araújo da Costa; Francisco Marcuzzo; Janaína Gomes; Keyla Santos; Luna Gripp; Marcus Suassuna; Maria Brenny; Mauro Trindade; Patrícia Soterio; e Rodrigo Gallo Fernandes.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Conferência Brasil-Alemanha fortalece diálogos para parcerias que impulsionam o setor mineral 

A diretora do Serviço Geológico do Brasil Alice Castilho participou, na quarta-feira (2), de evento que reuniu profissionais, especialistas e pesquisadores dos países 

04/10/2024

Nível do Rio Negro, em Manaus (AM), é o menor em 122 anos de monitoramento 

Cota chegou, nesta sexta-feira (4), à mínima histórica de 12,66 m

04/10/2024

Mapeamento geológico auxiliará no entendimento do potencial mineral de Santana do Araguaia, no Pará

A atualização e ampliação do conhecimento geológico contribuirão para o planejamento de políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável da região

03/10/2024