Cooperação internacional e inovação marcam participação brasileira no DEEP-2024, em Pequim, na China

28/10/2024 às 18h19
 | Atualizado em: 29/10/2024 às 13h23
Ouvir Notícia

Networking com instituições de países como China, EUA e Austrália, pode viabilizar colaborações futuras com equipes de pesquisa envolvidas em programas de exploração profunda

Foto: Divulgação SGB

Com o objetivo de promover o intercâmbio científico na exploração geofísica profunda e representar o Serviço Geológico do Brasil (SGB) em um fórum de relevância internacional com potencial para fomentar pesquisas estratégicas de impacto global, Iago Costa, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica, participou do International Symposium on Deep Earth Exploration and Practices (DEEP-2024), realizado de 22 a 24 de outubro, em Pequim, China.

Costa enfatizou que a participação no evento está totalmente alinhada ao planejamento estratégico do SGB, que visa fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação em geociências e promover a cooperação internacional. “O simpósio oferece uma plataforma essencial para o intercâmbio de conhecimento com centros de excelência, permitindo a integração de novas tecnologias e resultados que são fundamentais para os objetivos de longo prazo do SGB, especialmente na exploração de recursos minerais e no entendimento da evolução geológica do Brasil,” destacou Costa.

No DEEP-2024, Costa apresentou o programa DEEP Brazil, novo projeto de exploração geofísica profunda do SGB, que abrange uma série de estudos voltados para entender a estrutura da Terra, desde centenas de metros até profundidades quilométricas. O programa tem atraído a atenção tanto no Brasil quanto no exterior, pelo seu elevado potencial de contribuição ao setor mineral, à academia e à sociedade.

O evento também possibilitou networking com grupos de pesquisa de renome internacional, como SinoProbe, Earthscope e Australian Geodynamics Cooperative Research Centre-AGCRC (Austrália), viabilizando colaborações futuras com equipes de pesquisa envolvidas em programas de exploração profunda. “As parcerias estratégicas esperadas vão potencializar a cooperação científica e o intercâmbio de expertises essenciais para o desenvolvimento de projetos futuros. Os resultados, como o fortalecimento das competências técnicas e a ampliação de colaborações internacionais, terão impacto positivo e duradouro nas atividades do SGB”, explicou Costa.

Assim, a participação no DEEP-2024 reforça a presença internacional do SGB na exploração geofísica profunda. “Esperamos que essa experiência amplie nossas competências técnicas, fortaleça colaborações internacionais e impulsione o desenvolvimento das geociências no Brasil, alinhando-se aos objetivos estratégicos do SGB e à sua missão de gerar conhecimento científico de alta qualidade para o país,” concluiu o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil realiza mapeamento em Várzea Grande (MT) para apoiar gestão territorial e prevenção de desastres

Estudos servem de base para a elaboração de planos diretores, projetos de urbanização e políticas ambientais

29/04/2025

Serviço Geológico do Brasil atualiza Mapa Geológico do país com novas tecnologias e integração de dados

Trabalho é estratégico por incorporar os avanços do conhecimento geológico das últimas décadas

29/04/2025

E-book revela história e curiosidades geológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra

Publicação disponibilizada pelo Serviço Geológico do Brasil é um dos produtos do Projeto de Fomento ao Geoturismo

28/04/2025