Conferência Brasil-Alemanha fortalece diálogos para parcerias que impulsionam o setor mineral 

04/10/2024 às 17h18
Ouvir Notícia

A diretora do Serviço Geológico do Brasil Alice Castilho participou, na quarta-feira (2), de evento que reuniu profissionais, especialistas e pesquisadores dos países 

Foto: SGB/Divulgação

Belo Horizonte (MG) –  O Serviço Geológico do Brasil (SGB) amplia o diálogo com instituições alemãs para parcerias que possam impulsionar o setor mineral e o desenvolvimento sustentável dos países. Na quarta-feira (2), a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, participou da abertura da 9ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais. O evento foi promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em Belo Horizonte (MG).

Alice Castilho representou o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, e participou da mesa de abertura ao lado do chefe de Departamento Recursos Minerais, Economia Circular do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha, Peer Hoth; e do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração, Júlio Cesar Nery Ferreira.

Na ocasião, a diretora, além de apresentar o SGB, abordou projetos estratégicos: “A importância da participação do SGB é mostrar nossa atuação como empresa de governo no levantamento do potencial mineral do país e identificação de parcerias para estes levantamentos e novas tecnologias”, destacou Alice Castilho.

Entre as iniciativas apresentadas, estão: os Projetos Especiais de Minerais Estratégicos e Críticos para a Transição Energética; Projetos Especiais de Minerais para a Segurança Alimentar; e os Estudos Multidisciplinares de Redução de Impactos a Mineração e Promoção da Circularidade na Indústria Mineral do Brasil, liderado pela pesquisadora do SGB Lucy Chemale, que acompanhou a programação. 

Na Conferência, foram também apresentados resultados do projeto BioProLat, iniciado em 2021, para o processamento por biolixiviação de cobalto em depósitos brasileiros de níquel, sobretudo nos estados do Goiás e Pará. Esse projeto é fruto de parceria entre o SGB, a Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA - Deutsche Rohstoffagentur) - ligada ao Serviço Geológico da Alemanha (Bundesanstalt für Geowissenschaften und Rohstoffe ou BGR, na sigla em alemão) - e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Pelo SGB, a iniciativa é liderada pelo pesquisador Luciano Stropper, que também esteve presente no evento. 

Novas oportunidades de cooperação

Para o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, que participou da Conferência Brasil-Alemanha, foi importante reforçar os laços com instituições germânicas, especialmente o BGR. “Conseguimos vislumbrar linhas de atuação que são interessantes para aprofundar as relações institucionais entre o SGB e o BGR, relacionadas sobretudo à economia circular na mineração”, disse Duarte. O próximo passo é avaliar internamente as áreas convergentes para ampliar a agenda de cooperação entre o SGB e o BGR.

Além disso, no evento foi realizada articulação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O objetivo foi mostrar a importância do trabalho do SGB para apoiar as atividades realizadas por empresas alemãs no país. “Houve uma retomada de contatos com a Câmara visando apresentar o SGB como entidade de desenvolvimento científico-tecnológico com projetos de interesse para as atividades das empresas alemãs no Brasil e atividades da mineração, em geral, o que pode se desdobrar em projetos de relevância para o setor”.

A conferência também contou com a participação do superintendente Regional de Belo Horizonte, Marlon Coutinho.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Especialistas em prevenção de desastres se reúnem para debater desafios e estratégias

IV Encontro Nacional de Desastres será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 8 e 11 de outubro com a presença de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil

04/10/2024

Nível do Rio Negro, em Manaus (AM), é o menor em 122 anos de monitoramento 

Cota chegou, nesta sexta-feira (4), à mínima histórica de 12,66 m

04/10/2024

Mapeamento geológico auxiliará no entendimento do potencial mineral de Santana do Araguaia, no Pará

A atualização e ampliação do conhecimento geológico contribuirão para o planejamento de políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável da região

03/10/2024