Campo Largo (PR) recebe estudo que contribui para gestão territorial e prevenção de desastres
Campo Largo (PR) recebe estudo que contribui para gestão territorial e prevenção de desastres
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou, em janeiro, a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação do município
Brasília (DF) – O município de Campo Largo (PR) recebeu um importante instrumento que apoia políticas de gestão territorial e prevenção de desastres: a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação. Esse documento foi publicado, em janeiro, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e é previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.
As Cartas de Suscetibilidade são consideradas estratégicas para a gestão de riscos e prevenção de desastres, pois permitem identificar áreas com maior probabilidade de eventos geo-hidrológicos, como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas. A análise é realizada em todo o território, inclusive nas áreas não urbanizadas, onde não há edificações com presença humana.
Como é feito o levantamento?
A produção das cartas de suscetibilidade ocorre em três etapas. Na primeira, fase pré-campo, são elaborados mapas de relevo e modelagens para identificar áreas de risco. Na segunda, trabalho de campo, a equipe técnica percorre o município para validar os modelos e registrar dados por meio de fotografias e observações diretas. Por fim, na etapa pós-campo, as informações são analisadas e consolidadas, resultando na publicação das cartas, que ficam disponíveis ao público.
Confira aqui a lista completa de todos os municípios atendidos.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br