Brasil e Japão fortalecem parceria em sensoriamento remoto e mapeamento geológico

26/06/2026 às 17h49
Ouvir Notícia

Cooperação entre o SGB e o RESTEC, viabilizada pela JICA, amplia o acesso gratuito a imagens de satélite de alta resolução para projetos de gestão territorial e redução de riscos

 

Foto: Tariana Fernandes/SGB​​​​

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) recebe, desde essa quinta-feira (25), representantes do Remote Sensing Technology Center of Japan (RESTEC) para uma série de reuniões técnicas. As discussões marcam o avanço de uma parceria internacional entre o Brasil e o Japão voltada ao fortalecimento do mapeamento geológico e da gestão territorial no país.

A cooperação foi estabelecida por meio de um acordo firmado entre o SGB e o RESTEC, com a intermediação da Japan International Cooperation Agency (JICA), e prevê a cessão gratuita de imagens de alta resolução geradas por satélites japoneses. O material, normalmente comercializado a elevados custos, passa a ser utilizado em projetos estratégicos da instituição, ampliando a capacidade de produção de informações geocientíficas e de apoio à gestão de riscos no país.

A equipe do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) representa o SGB nas atividades, incluindo o chefe do departamento, Diogo Rodrigues, e o chefe da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP), Tiago Antonelli. 

Para Rodrigues, essa parceria é fundamental para ampliar a capacidade técnica do SGB, especialmente no desenvolvimento de soluções baseadas em sensoriamento remoto e imagens de satélite: “O uso dessas tecnologias tem transformado a forma como produzimos conhecimento sobre o território, permitindo análises mais precisas, maior agilidade na identificação e caracterização de áreas de risco. É essencial estarmos em constante evolução, buscando referências internacionais e incorporando novas metodologias que agreguem qualidade aos nossos produtos.” Nesse sentido, o trabalho com a JICA é muito positivo, completa: “A experiência japonesa é reconhecida mundialmente pela excelência na aplicação de geotecnologias para gestão de riscos e prevenção de desastres e essa troca de conhecimento fortalece significativamente nossa atuação”. 

A visita representa um passo importante para consolidar a cooperação técnica entre as instituições e demonstrar o potencial de aplicação da tecnologia em projetos desenvolvidos pelo SGB: "Esta parceria representa uma oportunidade estratégica para o SGB incorporar imagens de altíssima resolução ao Projeto do Perigo Geológico. Além de ampliar nossa capacidade técnica, a cooperação com o RESTEC e a relação com a JICA promove a troca de conhecimento e fortalece ações que podem gerar benefícios concretos para os municípios e para a sociedade brasileira", acrescenta Antonelli.

O consultor Yoshimizu Gonai, da Oriental Consultants Global (OC Global), que acompanha o trabalho, celebrou a oportunidade de colaboração entre os órgãos e as expectativas pro futuro do projeto: “A iniciativa busca disponibilizar imagens de satélite para apoiar a elaboração de mapas de perigo e risco, para prevenção de desastres naturais. O SGB já utiliza esse tipo de tecnologia, mas esperamos contribuir com imagens ainda de maior qualidade para fortalecer esse trabalho. A JICA já mantém diversas cooperações com o Brasil, mas agora buscamos construir uma parceria de negócio mais sustentável, capaz de gerar benefícios duradouros". 

Compõem também o grupo japonês, pelo RESTEC, os senhores Takahiro Endo e Katsuhiko Morisaki.

 

Agenda de Trabalho

A programação no Rio de Janeiro (RJ) segue até a sexta-feira (26) e inclui reuniões preparatórias, levantamento de informações sobre projetos relacionados a mapas de perigo e risco e apresentações sobre soluções de sensoriamento remoto e produtos derivados de imagens de satélite. 

Na sequência, a missão segue para Barbacena (MG), município escolhido para as primeiras validações em campo. Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, equipes do SGB e do RESTEC, juntamente com a administração municipal, realizam reuniões técnicas e vistorias em áreas piloto para avaliar a qualidade e a aplicabilidade das imagens em situações reais.

As atividades contam ainda com a participação da Defesa Civil e da Prefeitura de Barbacena em discussões sobre planejamento urbano, uso e ocupação do solo, sistemas de alerta precoce e ações de prevenção de desastres.

A iniciativa integra o memorando de entendimento firmado entre as instituições e reforça o compromisso do SGB com a incorporação de tecnologias inovadoras e o fortalecimento de parcerias internacionais voltadas à produção de conhecimento geocientífico de excelência.
 

 

Tariana Fernandes
Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

 

Outras Notícias

Ações do SGB avançam para fortalecer a gestão de riscos e a segurança geotécnica em municípios brasileiros

O foco das frentes de trabalho está na elaboração e atualização de Cartas de Risco Geológico, Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização e Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e de Inundação

26/06/2026

Monitoramento de pré-seca na Amazônia em 2026 ganha reforço e alerta do SGB

Análise preventiva do Serviço Geológico do Brasil avalia comportamento das cheias, condições atuais e projeções de vazante para subsidiar a gestão de riscos hídricos

26/06/2026

SGB e USP ampliam o diálogo para fortalecer pesquisas sobre terras raras

Instituições fazem parte do Projeto INCT Matéria, criado em 2025 para desenvolver inovações e aplicações em eixos estratégicos da cadeia de valor

25/06/2026