Brasil e China estabelecem cooperação científica para mitigar impactos ambientais da mineração de carvão

01/12/2025 às 20h39
 | Atualizado em: 01/12/2025 às 20h52
Ouvir Notícia

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Departamento de Exploração Geológica da Província de Shanxi assinaram, nesta segunda-feira (1), declaração conjunta para o desenvolvimento de parceria

Foto: Igo Estrela/SGB

Brasília (DF) – O Brasil e a China avançam com parceria para o desenvolvimento de projetos voltados à reabilitação de minas de carvão e mitigação de impactos ambientais. Os países, por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Departamento de Exploração Geológica da Província de Shanxi, assinaram declaração conjunta de cooperação bilateral nesta segunda-feira (1), durante o Seminário Brasil-China sobre Geotermia, Mapeamento Geológico e Recuperação de Passivos Ambientais Mineiros, na Universidade de Brasília (UnB).

Essa iniciativa é um desdobramento da assinatura do Memorando de Entendimentos assinado entre o SGB e o Departamento de Exploração Geológica da Província de Shanxi no dia 11 de setembro de 2024.


As ações terão como foco a região de Criciúma (SC), onde o SGB é o responsável pelas ações do projeto Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina. No documento, as instituições ressaltam a importância de soluções fundamentadas em cooperação científica e tecnológica para avançar com a reparação, visando reduzir a drenagem ácida de mina, ampliar o reaproveitamento de resíduos e promover a recuperação de áreas degradadas.


“A intenção de ambas as instituições é a troca de experiência, ou seja, treinar pessoas na China e no Brasil para que a gente possa conduzir pesquisas conjuntas, desenvolver modelos e tornar cada vez mais forte essa relação entre instituições de pesquisa do Brasil com a China e com outros países”, destacou o diretor-presidente interino do SGB, Valdir Silveira. Ele reforçou: “O Brasil é um país que tem muito interesse em ter acordos de cooperação com os vários serviços geológicos do mundo inteiro, ou seja, praticar na sua essência o multilateralismo que o mundo precisa neste momento”.

Foto: Igo Estrela/SGB



Ações previstas
A parceria prevê, entre 2026 e 2029, intercâmbio de especialistas, dados e boas práticas. Também serão desenvolvidos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação destinados a conceber e implementar soluções para a reabilitação ecológica de minas e a mitigação de impactos ambientais. Até março de 2026, será elaborado o Plano de Cooperação Científica e Tecnológica, que definirá as atividades de cooperação a serem desenvolvidas.

A programação do próximo ano também inclui a realização de reuniões e de workshop técnico sobre tecnologias, monitoramento hidrogeológico e reuso de áreas mineradas. Ao final, espera-se concluir um relatório técnico conjunto Brasil-China, projetos-pilotos de recuperação ambiental e abrir novas oportunidades de pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável.


Agenda da delegação chinesa no Brasil

A assinatura ocorreu durante o Seminário Brasil-China sobre Geotermia, Mapeamento Geológico e Recuperação de Passivos Ambientais Mineiros, evento que abre a agenda da delegação chinesa no Brasil. Na ocasião, pesquisadores das instituições compartilharam informações sobre o trabalho realizado nos países.

Os pesquisadores do Escritório de Prospecção Geológica de Shanxi também visitarão, ao longo da semana, o Núcleo de Criciúma do SGB para conhecer soluções técnicas aplicadas na recuperação de áreas degradadas, especialmente no controle da drenagem ácida de mina e reaproveitamento de rejeitos. A programação segue até sexta-feira (4).

Foto: Igo Estrela/SGB




Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Novo Informe do SGB atualiza informações sobre potencial de grafita na Província Grafítica Bahia-Minas

Publicação apresenta avaliação integrada de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos

01/12/2025

Elaboração do Plano Municipal de Riscos de Paulista (PE) é destaque em seminário

O chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli, representou o Serviço Geológico do Brasil no evento e apresentou resultados do PMRR

01/12/2025

Serra dos Carajás (PA) ganha passeio virtual na plataforma Geo360ºBR

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com o ICMBio e a Prefeitura de Parauapebas (PA), possibilita às pessoas conhecerem as paisagens e formações rochosas únicas sem sair de casa

28/11/2025