Bacia do Rio Uruguai: níveis dos rios seguem elevados

06/06/2024 às 15h03
 | Atualizado em: 06/06/2024
Ouvir Notícia

 

Porto Alegre (RS) - O nível do Rio Uruguai segue elevado, segundo o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH Rio Uruguai), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), emitido nesta terça-feira, 28.


Nas cidades de Uruguaiana e Itaqui, o nível do Rio Uruguai está próximo à cota de inundação, mas apresenta tendência de estabilização neste momento. Em São Borja, o nível está acima da cota de alerta, mas com tendência de declínio.


Já na fronteira oeste do RS, em Alegrete, o nível do rio Ibirapuitã está acima da cota de alerta, com previsão de estabilização nas próximas horas. O rio Ibicuí, em Manoel Viana, e o rio Santa Maria, em Rosário do Sul, estão acima da cota de atenção e com tendência de elevação.


Na região do Alto Uruguai, em Santa Catarina, o rio Canoas encontra-se em inundação no município de Otacílio Costa e acima da cota de atenção em Bocaina do Sul.


De acordo com a engenheira hidróloga do SGB, Camila Mattiuzi, a situação ainda é preocupante, e as bacias continuam a ser monitoradas de perto., “, Seguimos atuando através da emissão de boletins com monitoramento das chuvas e dos rios, e com previsão dos níveis, para informar a população e as autoridades competentes sobre a situação hidrológica na Bacia”, alerta Camila.


O SGB destaca a importância de acompanhar os boletins e consultar o site http://sace.sgb.gov.br/uruguai/ para obter informações atualizadas sobre a situação da bacia do Uruguai. Além do monitoramento hidrológico, o órgão realiza mapeamento de áreas de risco geológico, fornecendo informações cruciais para a tomada de decisões em relação à prevenção de desastres e ao ordenamento territorial.


O SGB também destaca a importância do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) como ferramenta para identificação de fontes de abastecimento em casos de cheias ou estiagens. É importante que as autoridades e a população estejam atentas às informações do SGB e se preparem para eventuais alterações no nível do rio Uruguai, mesmo que a situação atual não represente um risco imediato de inundação.

 


Novo aplicativo indica áreas de risco com ajuda de cidadãos


O Serviço Geológico do Brasil lançou o aplicativo Prevenção SGB, que permite aos cidadãos obter informações sobre áreas de risco em mais de 1,7 mil municípios mapeados. De forma simplificada, é possível identificar os locais onde existe a probabilidade de ocorrer desastres, como inundações, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de blocos.


Além disso, o app é colaborativo: as pessoas podem cadastrar as ocorrências de eventos geológicos, a partir de fotos, vídeos e uma breve descrição. As informações irão compor uma base de dados nacionais sobre eventos de desastres no Brasil, contribuindo para o fortalecimento das ações de prevenção, enfrentamento e resposta a desastres.

 


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil realiza mapeamento em Várzea Grande (MT) para apoiar gestão territorial e prevenção de desastres

Estudos servem de base para a elaboração de planos diretores, projetos de urbanização e políticas ambientais

29/04/2025

Serviço Geológico do Brasil atualiza Mapa Geológico do país com novas tecnologias e integração de dados

Trabalho é estratégico por incorporar os avanços do conhecimento geológico das últimas décadas

29/04/2025

E-book revela história e curiosidades geológicas do Parque Nacional da Serra da Canastra

Publicação disponibilizada pelo Serviço Geológico do Brasil é um dos produtos do Projeto de Fomento ao Geoturismo

28/04/2025