Bacia do Amazonas segue em processo de vazante dentro da normalidade
Bacia do Amazonas segue em processo de vazante dentro da normalidade
Novo boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que Rio Negro registrou a cota de 28,73 m nesta terça-feira (22)
Manaus (AM) – Os níveis dos rios da Bacia do Rio Amazonas seguem em ritmo de descida na maioria das estações, mas com cotas ainda elevadas. É o que indica o novo Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta terça-feira (22).
“Os pontos de monitoramento apresentam níveis elevados, no limite ou acima da faixa de normalidade, mas já em processo de vazante. A bacia do rio Branco, no estado de Roraima, é a única que ainda permanece em processo de enchente, e com níveis já tendo atingido a cota de inundação”, explicou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus, Andre Martinelli.
De acordo com os dados, o rio Negro está descendo ceca de 2 cm por dia em Manaus (AM) e chegou a cota de 28,73 m. O boletim aponta comportamento semelhante em outros rios da região. O Solimões apresenta pequenas descidas diárias, variando entre 2 cm e 13 cm, com destaque para Tabatinga (AM), onde o recuo é mais acentuado. Já o rio Madeira registra quedas de 21 cm por dia em Porto Velho (RO), dentro da normalidade para esta época do ano.
Na cidade de Boa Vista (RR), o rio Branco está subindo em média 10 cm por dia e alcançou a marca de 7,86 m. Em Caracaraí (RR), o nível está acima da cota de inundação: 9,05 m.
Monitoramento
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente.
O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.
Outra ação estratégica é a manutenção do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que reúne dados sobre poços em todo o território nacional e apoia decisões relacionadas ao abastecimento hídrico em períodos de escassez.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br